18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alerta sanitário no Chile devido a vírus respiratórios

Alerta sanitário no Chile devido a vírus respiratórios

Santiago do Chile, 26 de mar (Prensa Latina) O Ministério da Saúde do Chile decretou hoje a fase de alerta sanitário no país, devido à proliferação de doenças causadas por vírus respiratórios.

A decisão, publicada no Diário Oficial, foi tomada em resposta ao aumento das doenças sazonais, nomeadamente a gripe e o Vírus Sincicial (VSR), que afeta principalmente crianças, além da presença de outros microrganismos não tradicionais.

As autoridades salientaram que no ano anterior a rede de vigilância do Instituto de Saúde Pública detectou 51.569 casos positivos, dos quais 13.142 eram VSR com principal impacto em crianças entre um e quatro anos.

O alerta implica que o subsecretário do ramo deve realizar vigilância e avaliar a situação de saúde da população, bem como aumentar o controle epidemiológico e o controle das doenças transmissíveis e não transmissíveis.

As medidas imediatas incluem a contratação de pessoal especializado, equipamentos e infraestrutura médica e coordenação da distribuição de produtos farmacêuticos.

As campanhas de vacinação também serão ampliadas e será avaliada a obrigatoriedade do uso de máscaras sanitárias em estabelecimentos de pronto atendimento e outros locais de acesso público.

O alerta sanitário será válido até 31 de setembro de 2024, embora o Ministério possa encerrá-lo antecipadamente se as condições o permitirem, afirma o decreto.

jha/car/eam / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES