27 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente da Bolívia recebe recenseadores de braços abertos

Presidente da Bolívia recebe recenseadores de braços abertos

La Paz, 23 mar (Prensa Latina) O presidente da Bolívia, Luis Arce, apelou em uma mensagem à nação para receber hoje em cada casa “de braços abertos” os voluntários que realizam o Censo Demográfico e Habitacional de 20024.

“Neste dia 23 de março, recenseadores voluntários percorrerão o nosso país e baterão às portas das nossas casas nos bairros e comunidades, para recolher informações valiosas e planear o futuro (…)”, disse o presidente no discurso televisionado.

Neste sentido, expressou confiança “no apoio de cada família, para conseguir um Censo bem-sucedido” em vista do bicentenário da Bolívia em 2025.

Este censo é a décima segunda contagem populacional desde o nascimento da Bolívia como nação independente em 1825, sendo o primeiro realizado em 1831, no qual foi especificado que naquela época havia um milhão 88 mil 768 pessoas nascidas no país.

Há 12 anos, em 2012, o último levantamento deste tipo realizado especificava que o Estado Plurinacional tinha 10 milhões 59 mil 856 habitantes.

Segundo Arce, diferentemente desses processos, o deste sábado conta com uma Atualização Cartográfica Estatística totalmente digitalizada que garantirá que nenhum boliviano seja excluído.

Descreveu que este instrumento permite georreferenciar cada metro quadrado e conhecer a localização de todas as habitações do território nacional.

Acrescentou que este foi o resultado de 15 meses de trabalho árduo, em que participaram mais de 250 brigadas, compostas por mais de duas mil pessoas em todo o país, que georreferenciar mais de cinco milhões de lares que vão atingir os agentes censitários, que, por na primeira vez, são 845 mil voluntários.

Arce reiterou que o censo permitirá saber quantas pessoas vivem em todo o Estado Plurinacional, como vivem, quais são as características dos domicílios, como se identificam, que nível de escolaridade possuem, a quais serviços acessam, quais idiomas falam, quais necessidades têm, entre outros assuntos.

Sublinhou que, com esta informação, o Estado, através de todas as suas entidades, poderá desenhar um planeamento mais preciso e tomar medidas para resolver os problemas que forem identificados.

Arce mencionou que o trabalho para este censo é apoiado desde 2021 por organismos internacionais especializados no assunto.

Mencionou o Centro Demográfico da América Latina e do Caribe, a Comissão Econômica para a América Latina, o Fundo de População das Nações Unidas e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Da mesma forma, listou o Banco Mundial e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata.

Os resultados do censo serão levados em conta para a redistribuição dos recursos da partilha tributária e das cadeiras legislativas.

ode/jpm/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES