27 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Homenagem em Roma a Gino Doné, expedicionário italiano do iate Granma (+Fotos)

Homenagem em Roma a Gino Doné, expedicionário italiano do iate Granma (+Fotos)

Roma, 23 mar (Prensa Latina) Com um evento que terminou hoje cedo, foi comemorado em Roma o 16º aniversário da morte de Gino Doné, expedicionário italiano do iate Granma, que em 1956 levou 82 combatentes a Cuba para reiniciar a luta revolucionária.

Na homenagem, organizada pela Associação Nacional de Amizade Itália-Cuba (Anaic), o presidente dessa organização, Marco Papacci, lembrou a vida de Doné, o único europeu entre os que estão sob o comando do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, realizaram esse feito, que marcou um marco na história da nação antilhana.

Durante a atividade, que começou na noite de sexta-feira passada nas instalações do Círculo Romano de Anaic, foi apresentado o documentário, dedicado à sua memória, “Cuba Libre: O desembarque do Granma, uma história sobre o partidário italiano e revolucionário cubano Gino”. … “Eu doei.”nos Estados Unidos.

Seu último encontro com Fidel foi em 2005, durante o evento de 26 de julho pelos 52 anos dos assaltos ao quartel Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, quando lhe disse num abraço efusivo que “estarei com você até a última gota”. do meu sangue”.

O presidente da Anaic destacou que, em 2 de dezembro de 2023, aquele grupo atendeu ao último desejo de Doné de que, após sua morte, ocorrida em 22 de março de 2008 na cidade de San Doná di Piave, no norte, seus restos mortais fossem levados para Cuba para descansar com seus companheiros do Granma.

As cinzas do lutador revolucionário italiano foram depositadas naquele dia no Panteão dos Veteranos da Necrópole de Colón, em Havana, durante uma cerimônia presidida pelo comandante da Revolução Ramiro Valdés, onde foram colocadas oferendas florais fúnebres em nome do o general do exército Raúl Castro e o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

Um comunicado da Anaic por ocasião do 16º aniversário da morte de Doné afirma que “no dia 22 de março de 2008, ele nos deixou fisicamente, mas o seu exemplo continua a ser prolífico na solidariedade internacional” e “ele nos acompanhará, porque o imperialismo e suas diversas articulações” Eles atacam todas as tentativas de liberdade e é essencial continuar lutando”.

Uma nova biografia de Gino Doné está em preparação e será publicada no próximo ano, quando se comemorar o centenário do seu nascimento no dia 18 de maio, ocasião em que os mais de 70 círculos da associação de solidariedade prestarão homenagem a quem ele foi. dos dois mundos”, anunciou Papacci.

ro/ort/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES