4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU reafirma ilegalidade dos assentamentos israelenses na Cisjordânia

ONU reafirma ilegalidade dos assentamentos israelenses na Cisjordânia

Nações Unidas, 7 mar (Prensa Latina) O coordenador especial da ONU para o Processo de Paz no Oriente Médio, Tor Wennesland, condenou nesta quinta-feira o avanço dos planos de Israel de construir mais de três mil unidades habitacionais na Cisjordânia.

A expansão dos assentamentos de Israel continua sendo um fator de conflito na Cisjordânia ocupada.

Esses planos, acrescentou, consolidam ainda mais a ocupação e minam o direito dos palestinos à autodeterminação e a um Estado independente.

Wennesland reiterou que todos os assentamentos são ilegais de acordo com a lei internacional e pediu às autoridades de Tel Aviv que interrompessem essas atividades e se abstivessem de “ações provocativas”.

Suas declarações rejeitaram o anúncio do Conselho Nacional de Planejamento e Construção de Israel, que deu “sinal verde” para a construção de 3.476 unidades habitacionais na área.

A autorização inclui 2.452 unidades em Maale Adumim, 694 em Efrat e 330 em Kedar, o que ignora as normas internacionais que consideram ilegais os assentamentos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.

Na quinta-feira, a União Europeia (UE) e o Departamento de Estado dos EUA concordaram que o projeto prejudica os esforços de paz no Oriente Médio.

“A expansão dos assentamentos é completamente inconsistente com os esforços em andamento para reduzir as tensões, o que é ainda mais importante às vésperas dos próximos feriados religiosos do Ramadã, Pessach e Páscoa”, enfatizou o representante do bloco europeu para a Política Externa e de Segurança Comum, Josep Borrell, em um comunicado.

O diplomata garantiu que a posição da UE permanece inalterada: ela não reconhecerá nenhuma mudança nas fronteiras anteriores a 1967.

Por sua vez, o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, descreveu a expansão dos assentamentos como um “obstáculo” nas negociações, considerando que eles “não apenas prejudicam o povo palestino, mas também enfraquecem a segurança de Israel”.

lam/ebr

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES