26 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Brasil ultrapassa 300 mortes e 1,2 milhão de casos por dengue

Brasil ultrapassa 300 mortes e 1,2 milhão de casos por dengue

Brasília, 7 de mar (Prensa Latina) O Brasil registrou até o momento 329 mortes confirmadas por dengue, outras 767 permanecem sob investigação e um milhão 289.897 são casos prováveis da doença, segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

A pasta informou ainda que a taxa de incidência é de 635,2 casos por 100 mil habitantes.

O Distrito Federal é a região com maior incidência, seguido pelos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Goiás.

As mulheres são as mais infectadas (55,5 por cento) e a faixa etária mais afetada é a dos 30 aos 39 anos, seguida das que têm entre 40 a 49 e 50 a 59 anos.

Durante o chamado Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, realizado neste sábado, a ministra do setor, Nísia Trindade, anunciou que o Governo federal iniciará a vacinação de crianças contra diversas doenças em todas as escolas, inclusive a dengue, na segunda quinzena deste mês.

“Vamos organizar uma ação do programa Saúde nas Escolas, que é conjunto do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e conta com grande apoio do presidente (Luiz Inácio) Lula (da Silva)”, disse.

Em recente declaração à nação, Trindade destacou que a participação de toda a sociedade é fundamental, especialmente tendo em conta que cerca de 75 por cento das fontes do Aedes aegypti (mosquito transmissor) estão dentro das residências.

Segundo o coordenador de vigilância nos Laboratórios de Saúde e de Referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rivaldo Venâncio, as mortes causadas pela dengue ocorrem por erros e poderiam ser evitadas.

Ele argumentou que é uma doença muito conhecida, que circula no Brasil há 40 anos e, por isso, “já tem uma certa intimidade”.

Venâncio apontou os três erros que podem levar à morte nos casos de dengue.

Em primeiro lugar, explicou, o paciente/família subestima a capacidade da doença e não procura atendimento em tempo hábil.

Posteriormente, o doente/familiar conhece a capacidade do quadro e busca atendimento, mas não consegue acesso ao tratamento, desistindo do atendimento devido à desorganização da unidade.

Por fim, o paciente/família tem conhecimento da gravidade da doença e procura atendimento, mas a gravidade do quadro clínico não é percebida pelos agentes ou ainda não foi expressa clinicamente.

Certa literatura médica afirma que os principais sintomas da dengue são semelhantes aos de outras doenças virais, que incluem: febre alta de início abrupto, que pode ser acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza e dor atrás dos olhos.

npg/ocs / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES