18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venda de títulos em dólares na Bolívia

Venda de títulos em dólares na Bolívia

La Paz, 29 fev (Prensa Latina) A compra em 48 horas de títulos vendidos pelo Banco Central da Bolívia (BCB) no valor de 428 mil dólares confirma hoje a confiança dos cidadãos na principal instituição financeira do país.

Sergio Colque, principal assessor de política econômica do BCB, garantiu que esse valor é resultado de 54 operações em diferentes regiões do Estado Plurinacional, embora a maioria (68%) tenha ocorrido em La Paz.

Acrescentou que estas vendas, que fazem parte do acordo alcançado pelo governo nacional com os empresários para fazer face à escassez da moeda norte-americana, começaram terça-feira a uma taxa de juro que varia entre 4,5 por cento e 6,50 unidades percentuais.

Além disso, esse tipo de compra e venda está isento de imposto sobre transações financeiras.

“Desde terça-feira oferecemos à população uma alternativa segura de investimento”, comentou Colque em declarações ao canal estatal Bolivia TV.

O especialista destacou que o título é em dólares norte-americanos, e o investimento que as pessoas físicas e jurídicas farão também será em dólares, assim como o pagamento de juros e o retorno do capital.

“O BCB oferece esse tipo de alternativa de investimento há mais de 12 anos, tanto em bolivianos quanto na UFV (Unidade de Desenvolvimento Habitacional), como uma alternativa rentável e segura”, concluiu Colque.

O entendimento entre o governo nacional e os empresários estabeleceu a liberação das exportações com agilização de procedimentos e a entrega imediata do Certificado de Restituição de Imposto, após a entrega da moeda estrangeira para exportação.

Outra medida é a emissão de títulos em dólares pelo Banco Central da Bolívia, o leilão de diesel a grandes compradores e a aceleração da importação deste hidrocarboneto para empresas privadas para consumo próprio.

Da mesma forma, após a reunião de líderes empresariais com ministros que tratam da esfera económica, foi acordado promover o investimento privado para a construção de fábricas de biodiesel e a promoção de investimentos para melhorar o retorno do setor agrícola.

Da mesma forma, será aumentado o peso e o comprimento máximo permitido nos veículos de transporte de carga, para os quais será negociada uma lei de modernização na Bolívia.

Simultaneamente, serão estabelecidos incentivos fiscais para aquisição de veículos flex e elétricos e uma faixa na arrecadação de comissões por transferências e ordens de pagamento ao exterior.

Um comunicado da Confederação de Exportadores Bolivianos da semana passada reconheceu a decisão e a vontade política do Executivo do presidente Luis Arce, cuja posição abriu a possibilidade de diálogo, coordenação e acordos em favor da economia nacional.

jf/jpm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES