18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

São Vicente e Granadinas dão boas-vindas à participantes da Celac

sao-vicente-e-granadinas-dao-boas-vindas-a-participantes-da-celac/

São Vicente e Granadinas dão boas-vindas à participantes da Celac

Kingstown, 29 fev (Prensa Latina) Os líderes da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) chegarão hoje a São Vicente e Granadinas para participar da oitava cúpula do grupo, convocada para consolidar laços de solidariedade e cooperação.

Delegações de 32 países membros do bloco, além de convidados especiais, devem chegar a Kingstown na quinta-feira e, no final do dia, os anfitriões oferecerão uma recepção de boas-vindas e também são esperadas reuniões bilaterais entre os chefes das delegações.

A cúpula será realizada amanhã, 1º de março, no resort Sandals, em Buccament Bay, e em sua abertura, o ministro das Relações Exteriores local, Keisal M. Peters, apresentará um relatório sobre o desempenho de São Vicente e Granadinas à frente da organização.

Também falarão na abertura o primeiro-ministro do país e presidente temporário da Celac, Ralph Gonsalves, e o coordenador nacional da Celac, Douglas Slater.

Os líderes discursarão no conclave entre 10h20 e 16h, horário local, seguido da adoção da Declaração final e da transferência de poder para Honduras, que liderará a organização até 2025.

A reunião de alto nível será encerrada com uma coletiva de imprensa com a presidente hondurenha Xiomara Castro como a nova líder do grupo regional.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores de San Vicente, a Declaração de Kingstown refletirá os interesses prioritários de todos os membros do bloco, incluirá vários pronunciamentos especiais sobre questões específicas e também refletirá as posições sobre os problemas que afetam a região. O Ministério das Relações Exteriores de São Vicente e Granadinas observou que a oitava Cúpula da Celac criará um espaço para o diálogo com o objetivo de aprofundar a integração política, econômica, social e cultural.

São Vicente e Granadinas se despedirá nesta sexta-feira de um ano à frente da organização, tornando-se o primeiro membro da Comunidade do Caribe a assumir tal responsabilidade.

A reunião será realizada sob medidas de segurança que incluem a suspensão das aulas, a transferência para outros centros de serviços de saúde e a proibição de voos de drones em Buccament.

jha/ymr/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES