18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Raios de Esperança, iniciativa inovadora contra o cancro

raios-de-esperanca-iniciativa-inovadora-contra-o-cancro/

Raios de Esperança, iniciativa inovadora contra o cancro

Viena, 29 fev (Prensa Latina) A iniciativa Raios de Esperança ajuda os países a fornecer suas capacidades para melhorar o diagnóstico, estadiamento e o tratamento do cancro, afirmou a diretora da Divisão de Saúde Humana da AIEA, May Abdel-Wahab.

Dito programa da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) apoia a pesquisa, educação e a inovação global sobre o cancro, já que só 5% dos gastos globais vão para os países de baixa e média renda.

No entanto, estima-se que, até 2030, 70% das mortes por cancro acontecerão nesses países, por isso os Raios de Esperança estão empenhados em mudar essa realidade e ajudar aqueles com menos recursos a aumentar o acesso ao tratamento do cancro.

Abdel-Wahab disse que mais de um terço de todos os cancros são evitáveis, e alguns dos cancros mais comuns, como os de colo do útero, mama, cabeça e pescoço e colorretal, são curáveis se detectados precocemente e tratados adequadamente.

As políticas e os programas nacionais de cancro, se projetados e implementados adequadamente, ajudarão a reduzir o ônus do cancro e a melhorar os serviços para pacientes e suas famílias, independentemente do contexto do país, disse ele.

As estatísticas alarmantes sobre o cancro, juntamente com a forte capacidade de apoio internacional, levaram a IAEA a ser a primeira a lançar uma iniciativa como os Raios de Esperança, que visa ajudar os países em desenvolvimento a satisfazer as suas necessidades urgentes e a melhorar as capacidades da medicina de radiação.

Os Raios de Esperança apoiarão a introdução ou o aumento sustentável e abrangente da radioterapia e incluirão apoio a centros de referência regionais e inovação.

Dessa forma, os países com instalações de radioterapia limitadas ou inexistentes receberão apoio para estabelecer seus primeiros serviços ou expandir seus recursos de diagnóstico por imagem para atingir mais pessoas.

A iniciativa da AIEA contribui para a realização da Agenda 2030 e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e bem-estar), em particular a meta de reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis.

lam/crc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES