18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente de Cuba incentiva trabalho de transporte eficiente

presidente-de-cuba-incentiva-trabalho-de-transporte-eficiente

Presidente de Cuba incentiva trabalho de transporte eficiente

Havana, 29 fev (Prensa Latina) O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, exortou os trabalhadores do transporte a contribuir mais, superar as complexidades atuais e recuperar esse setor vital, transversal a todos os processos econômicos e sociais do país, informou hoje a imprensa presidencial.

Isso foi feito durante o balanço do trabalho do Ministério dos Transportes (Mitrans) em 2023 e projeções para 2024, realizado no dia anterior no Palácio da Revolução.

A reunião também contou com a presença do Primeiro-Ministro da República, Manuel Marrero, que disse que trabalharia para organizar o setor não estatal; aumentar as micro, pequenas e médias empresas estatais; buscar iniciativas para melhorar o estado das estradas territoriais e locais e aumentar a reabilitação da infraestrutura rodoviária de interesse nacional.

Ele indicou priorizar a atenção à taxa de acidentes e melhorar o trabalho com os jovens, aos quais, segundo ele, é necessário continuar dando oportunidades de melhoria e maiores responsabilidades.

O diretor da Mitrans, Eduardo Rodríguez, analisou a atividade da organização e o sistema de negócios no ano anterior e descreveu-o como difícil, pois não foi possível cumprir os planos de frete e passageiros.

Embora, segundo ele, tenha havido progresso em 90% dos objetivos estabelecidos para o período.

A insatisfação mais do que visível se refletiu no baixo tráfego de passageiros em todos os modos de transporte, por carro, trem, mar e ar, disse Rodríguez.

Tanto no serviço de passageiros quanto no de carga, a baixa disponibilidade de combustíveis pesou muito, uma situação que ainda persiste.

Durante o ano anterior, também houve progresso na qualidade e eficiência dos serviços, e a doca flutuante no porto de Havana foi colocada em operação.

Da mesma forma, no transporte de passageiros, foram estabelecidas novas rotas de triciclos elétricos, 11 serviços ferroviários foram restabelecidos e o sistema de bicicletas públicas foi lançado em áreas da capital, entre outras soluções alternativas ou inovadoras.

Para 2024, os objetivos de trabalho do setor estão centrados nas Projeções do Governo para corrigir distorções e impulsionar a economia, além de trabalhar no desenvolvimento e na eficiência da logística e do transporte de carga.

Este ano, disse ele, 42,5 milhões de toneladas de mercadorias devem ser transportadas.

Além disso, em termos de transporte de passageiros, a meta é aumentar a cobertura do transporte público estadual em todo o território, bem como promover iniciativas como a recuperação de ciclovias e o desenvolvimento de um sistema experimental para o gerenciamento de ambulâncias.

Ao mesmo tempo, deve gerar sua própria receita em moeda nacional, tanto para o benefício de seus mais de 62.000 trabalhadores, quanto para a boa saúde de suas empresas e para atender gradualmente às demandas da população e da economia.

ro/mpp/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES