18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

López Obrador inaugura seção do Trem Maia Cancún-Playa del Carmen

lopez-obrador-inaugura-secao-do-trem-maia-cancun-playa-del-carmen/

López Obrador inaugura seção do Trem Maia Cancún-Playa del Carmen

Cidade do México, 29 fev (Prensa Latina) O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, inaugurou hoje o importante trecho do Trem Maia Cancún-Playa del Carmen, dois importantes centros turísticos para a economia do país.

A conferência da manhã foi realizada na estação do Aeroporto de Cancún do Trem Maia, localizada na rodovia Chichén Itzá-Tulum, no estado de Quintana Roo, de onde eles viajaram pela estrada de ferro após a tradicional conferência de imprensa.

É uma segunda parte da coletiva de imprensa de ontem, quando ele inaugurou o impressionante museu de Chichén Itzá. Hoje o presidente fez um pedido de desculpas pela área de Cancún, que é visitada por 20 milhões de mexicanos, sem contar os estrangeiros, todos os anos.

Ele reconheceu que Cancún foi um abrigo que proporcionou proteção, trabalho e bem-estar para muitas pessoas no país quando a escuridão do modelo neoliberal enterrou todo o sudeste em uma estagnação econômica que o manteve em declínio por três décadas.

Muitas pessoas dos cinco estados do sul vieram para Cancún para trabalhar, iucatecas, pessoas de Campeche, até mesmo pessoas da capital, e aqui encontraram apoio, solidariedade, trabalho, bem-estar, e ficaram para viver em Cancún, em Quintana Roo.

Ele disse que é por isso que a área turística já está congestionada, e os trabalhadores têm de trabalhar para chegar ao seu centro e voltar para casa, e é por isso que as obras de infraestrutura foram priorizadas, incluindo grandes pontes sem a regra que regia antes de pagar pedágios para que as pessoas, e não as concessionárias, pagassem pela obra.

O Trem Maia, disse ele, tem o potencial de resolver o problema do transporte de pessoal, embora o principal motivo seja a conscientização sobre a cultura dos nativos do México profundo e a união de todas as áreas maias do sudeste do México.

Outro motivo, explicou ele, é que os milhões de pessoas de todo o mundo que vêm visitar e desfrutar desse paraíso têm seu aeroporto em Tulum, além do de Cancun, que recebe 350 voos por dia, e agora, com o trem, eles poderão entrar e ver as maravilhas de toda a área e seus arredores.

Ele disse que cada vez mais turistas estão chegando e agora com o trem não é apenas para desfrutar das belas praias do Caribe, mas também para conhecer o mundo maia, a segunda maior reserva natural da América Latina depois da Amazônia.

Há Calakmut, um sítio arqueológico maia pré-hispânico, localizado no sudeste do estado de Campeche, com sua importante fauna e flora ativas, e agora é possível chegar a ele com o novo aeroporto de Tulum, e é por isso que estou muito feliz por estar aqui.

Ontem inauguramos em Chichen Itza o grande museu desse importante sítio arqueológico e chegamos de Palenque no trem maia, que levou apenas seis horas e meia para chegar a uma velocidade de mais de 140 km por hora, o que me deixa muito feliz.

Ele repetiu que o Trem Maia é a obra mais importante desse tipo no mundo, porque não é apenas um projeto pequeno, mas a construção de 1.554 km de trilhos ferroviários e mais de 800 eletrificados, com trilhos duplos, centenas de pontes, trens modernos construídos no país, e tudo isso, e muito mais, faz com que seja uma obra muito emblemática.

mem/lma/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES