18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China e EUA procuram pessoas desaparecidas na Segunda Guerra Mundial

china-e-eua-procuram-pessoas-desaparecidas-na-segunda-guerra-mundial/

China e EUA procuram pessoas desaparecidas na Segunda Guerra Mundial

Beijing, 29 fev (Prensa Latina) China e Estados Unidos realizaram conjuntamente uma pesquisa de campo em busca dos restos mortais de militares estadunidenses desaparecidos aqui durante a Segunda Guerra Mundial, confirmou hoje uma fonte oficial.

De acordo com o porta-voz do Ministério da Defesa da China, Zhang Xiaogang, os dois lados fizeram mais progressos nessa cooperação, embora ele não tenha entrado em detalhes.

De acordo com o porta-voz, a Prisoner of War/Missing in Action Accounting Agency do Departamento de Defesa dos EUA enviou uma delegação às províncias de Guangxi e Hunan para realizar esse estudo de campo.

“Esta é a primeira pesquisa de campo realizada por ambas as partes desde o surto de Covid-19”, acrescentou o porta-voz.

Também destacou o humanitarismo de Beijing, que há anos ajuda na busca pelos restos mortais de militares americanos desaparecidos no país. O porta-voz mencionou que o Ministério das Relações Exteriores da China, o Escritório de Cooperação Militar Internacional da Comissão Militar Central e os departamentos de arquivos militares também estavam envolvidos nessa colaboração.

Os Estados Unidos e o gigante asiático foram aliados durante a Segunda Guerra Mundial e mais de 250.000 americanos serviram no que ficou conhecido como o campo de batalha “China-Birmânia-Índia”, de acordo com pesquisas históricas.

Em dezembro passado, Pequim e Washington retomaram o diálogo militar após mais de um ano de suspensão, um dos acordos da última reunião entre o presidente chinês Xi Jinping e o presidente americano Joe Biden.

O intercâmbio de defesa foi suspenso depois que a então presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taiwan em agosto de 2022.

mem/idm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES