18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Eleições regional na Nicarágua garantia continuidade da autonomia

1-19-1-2

Eleições regional na Nicarágua garantia continuidade da autonomia

Bluefields, Nicarágua, 27 fev (Prensa Latina) As eleições regionais na costa caribenha da Nicarágua, que serão realizadas no próximo domingo, garantirão a continuidade do processo de autonomia que hoje vive a população desta região do país, autoridades afirmou.

O presidente do conselho eleitoral municipal de Bluefields (capital da costa sul do Caribe), Alfredo Arana, em declarações à Prensa Latina, destacou a importância dessa festa cívica na qual serão eleitos os 180 membros dos conselhos regionais, incluindo proprietários e suplentes.

Destacou o cumprimento do calendário eleitoral desenhado para estas eleições, e acrescentou que aos vereadores regionais cabe assegurar cada um dos círculos eleitorais das duas regiões autônomas (Norte e Sul).

Por sua vez, uma das candidatas a vereadora pela região Sul do Caribe, Alba Vargas, mencionou a organização nos bairros do Partido Sandinista da Frente de Libertação Nacional (FSLN) e da aliança Unida Nicarágua Triunfa.

Explicou que trabalham de mãos dadas com uma grande equipe de mobilizadores, que iniciam o seu trabalho com os familiares e amigos mais próximos, com o objetivo de fazer compreender a importância destas eleições.

“Não é só pedir às pessoas que votem, não, temos estado a trabalhar num processo de visitas, não somos um partido que só visita as pessoas para as eleições, trabalhamos ano após ano, todos os dias estamos em eleições, mas desta vez são as nossas próprias eleições”, disse ele.

Assegurou que o desenvolvimento das atividades anteriores às eleições de domingo têm decorrido com calma, em paz e há boa aceitação por parte da população costeira.

“Ganhar o FSLN significa continuar com o progresso, com essa conquista que tivemos, porque não estamos mais no esquecimento como antes, agora somos mais uma Costa do Caribe que todos veem como o direito à igualdade é restaurado às mulheres, às crianças, às pessoas com deficiência, a todos nos diferentes setores”, enfatizou.

A vice-presidente Rosario Murillo informou na véspera que a distribuição das bolsas eleitorais para as referidas eleições terá início esta semana, e acrescentou que ratificarão a autonomia da costa atlântica desta nação centro-americana.

“O que isso significa? Significa todos os benefícios que o povo da nossa costa caribenha merece, porque essas terras pertencem a eles, esses recursos são deles, e essa foi a genialidade, a maravilha e o senso de justiça da nossa Revolução Popular Sandinista “, enfatizou.

Segundo o Conselho Supremo Eleitoral, para as chamadas “Eleições Caribenhas Vitoriosas 2024” foram formados 30 círculos eleitorais, 15 em cada região, e cerca de 500 mil pessoas são chamadas a exercer o seu direito de voto.

lam/ybv/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES