9 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

O Conselho de Segurança apela a um processo político inclusivo afegão

ONU-10-768x384-1

O Conselho de Segurança apela a um processo político inclusivo afegão

Nações Unidas, 26 fev (Prensa Latina) O Conselho de Segurança da ONU pediu hoje o pleno exercício dos direitos humanos das mulheres e meninas no Afeganistão, insistindo na necessidade de um processo político mais inclusivo no país.

A presidenta do organismo da ONU, Carolyn Rodrigues-Birkett, afirmou que as mulheres devem ter pleno exercício de suas liberdades fundamentais na vida pública, política, económica, cultural e social.

A paz, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável no país só podem ser alcançados se houver um processo político inclusivo, sustentado pelo respeito pelo Estado de direito e pelos direitos humanos de todo o povo afegão, afirmou.

Na segunda-feira, o Conselho de Segurança da ONU realizou uma reunião privada sobre a situação no país, num contexto de aumento das detenções de mulheres e de agravamento das condições humanitárias.

Rodrigues-Birkett condenou, em nome dos signatários da Declaração de Compromissos Partilhados para os princípios da Mulher, da Paz e da Segurança, as políticas contínuas de discriminação e opressão de género dos Talibãs.

Exigiu que o governo de facto anulasse imediatamente todas as políticas e reduzisse as políticas que reprimem as mulheres e as raparigas, incluindo as restrições à educação nos níveis secundário e superior, o direito ao trabalho, a liberdade de circulação e a liberdade de expressão.

A declaração reafirmou o papel indispensável das mulheres na prevenção e resolução de conflitos, na construção da paz e na resposta humanitária.

Ao mesmo tempo, acrescentou que a parceria equitativa deste grupo populacional na economia do desenvolvimento e nos processos políticos do Afeganistão é fundamental para o progresso.

As condições rigorosas do inverno e as catástrofes naturais estão a agravar a já terrível situação humanitária no país, alertou.

Apelamos aos Talibãs para que garantam que as mulheres participem na avaliação das necessidades, no planeamento e na prestação de ajuda humanitária, reconhecendo que a sua ausência está a ter um impacto negativo nessa ajuda”, acrescentou.

npg/ebr/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES