3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Primeiro Ministro da Itália viajou à Ucrânia para reunião do G7

Primeiro Ministro da Itália viajou à Ucrânia para reunião do G7

Roma, 24 fev (Prensa Latina) A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, viajou hoje à Ucrânia, onde presidirá esta tarde uma reunião de cúpula do Grupo dos Sete (G7), por ocasião do segundo ano da guerra entre esse país e a Rússia.

Segundo um comunicado, o Presidente chegou a Kiev num comboio proveniente da Polónia, acompanhado pela mais alta representante da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pelo primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e pelo chefe do Governo belga, Alexander de Croo, do Conselho da União Europeia.

Uma reportagem divulgada pelo canal de televisão TgCom 24 indica que o evento terá início às 16h00 locais, com a presença do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, enquanto os líderes dos Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha e Os Estados Unidos participarão por videoconferência, o Japão, países que junto com a Itália e o Canadá compõem o G7.

Uma nota oficial publicada no site digital da Presidência do Conselho de Ministros de Itália, destaca que esta é a primeira cimeira do G7 a realizar-se desde que este país assumiu a liderança rotativa do grupo em janeiro passado, prevendo-se a assinatura de uma declaração conjunta na qual o apoio a Kiev será reafirmado.

Durante a sua visita à Ucrânia, Meloni assinará um acordo bilateral de cooperação em segurança entre os dois países, tal como já fizeram a França, a Alemanha e o Reino Unido, com base no compromisso assumido na cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), realizada em julho do ano passado.

Este tratado não será juridicamente vinculativo, mas representa mais uma etapa na abordagem de Kiev à Aliança Atlântica, e na mesma Itália reafirmará o seu apoio à entrada daquela nação na União Europeia (UE), e o seu compromisso de participar nas tarefas de reconstrução, adiciona a fonte.

No dia 22 de fevereiro, o ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, afirmou perante o Senado, ao se referir a este novo pacto, que “queremos estar à altura do momento, pois as expectativas ucranianas são muito fortes”.

“À luz dos últimos acontecimentos dramáticos no terreno, Kiev intensificou os seus apelos à unidade entre os seus aliados”, disse ele, aludindo claramente aos recentes avanços da Rússia na sua operação militar e às críticas de Zelensky aos Estados Unidos pelo atraso na ajuda de guerra.

ro/ort / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES