9 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba comemora o Dia dos Defensores da Pátria

Cuba comemora o Dia dos Defensores da Pátria

Havana, 23 fev (Prensa Latina) Cuba e Rússia comemoraram hoje o 106º aniversário do Dia dos Defensores da Pátria e a fundação, há 46 anos, do Mausoléu ao Soldado Internacionalista Soviético nesta capital.

Na cerimônia, uma nova lápide foi apresentada pelo Representante Plenipotenciário da Ossétia do Norte-Alânia ao Presidente da Rússia, Igor Alexandrovich, e pelo Primeiro Coronel Salustiano Ruiz del Real, Chefe do Departamento da Força Aérea da Força Aérea Revolucionária e de Defesa Antiaérea de Cuba.

A nova lápide do monumento fundado por Raúl Castro em 1978 em memória dos jovens combatentes soviéticos que caíram em Cuba em uma missão internacionalista presta homenagem ao instrutor de aviação russo Klimentev Sergey Gueorguevich.

Ao mesmo tempo, as Forças Armadas Revolucionárias (FAR), o Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) e as embaixadas da Rússia e da Bielorrússia depositaram coroas de flores em homenagem aos jovens soviéticos que morreram ao oferecer sua ajuda solidária nas instituições armadas das FAR entre 1960 e 1964.

“A história do desenvolvimento das FAR é a história da cooperação com as Forças Armadas da antiga União Soviética”, enfatizou o contra-almirante cubano Luis Reyes.

“Da URSS e dos países socialistas recebemos armas, conselhos e a presença de milhares de técnicos e especialistas que treinaram nossos militares e soldados, e as FAR, de um exército guerrilheiro, foram gradualmente transformadas em um exército profissional”, disse ele.

“Hoje, a colaboração entre ambas as instituições armadas foi fornecida e novos caminhos estão se abrindo na luta por um mundo melhor, no interesse de manter a paz e a amizade”, disse o contra-almirante.

De sua parte, representando o lado russo, o adido de defesa interino da Rússia em Cuba, Coronel Alexander Mikhaylov, expressou sua gratidão a Cuba pela comemoração e pela preservação do local histórico, um símbolo da colaboração entre ambas as nações.

Mikhaylov também enfatizou que a preservação da memória do passado estabelece paradigmas éticos para aqueles que construirão o futuro: nossos filhos.

A cerimônia foi presidida pelo Vice-Ministro das FAR, Chefe do Estado-Maior Geral, General do Corpo do Exército, Roberto Legrá e pelo Embaixador da Rússia em Cuba, Victor Koronelli.

Também estiveram presentes os embaixadores e o corpo diplomático e militar credenciados em Cuba de Belarus, Azerbaijão e Cazaquistão; juntamente com os chefes das FAR, do Partido Comunista Cubano e representantes do governo e do Instituto Cubano de Amizade com os Povos.

rgh/ale/ebe

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES