29 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba consegue no Quênia esclarecer a situação dos médicos sequestrado

Cuba consegue no Quênia esclarecer a situação dos médicos sequestrado

Havana, 21 fev (Prensa Latina) O enviado especial de alto nível e presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento) de Cuba, Esteban Lazo, realiza hoje esforços urgentes no Quênia para esclarecer a situação de dois médicos sequestrados desde 2019.

Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores (Minrex) da ilha caribenha afirma que Lazo fará representações urgentes às mais altas autoridades do Quênia em busca de cooperação e esclarecimento à luz das recentes notícias publicadas sobre a possível morte não confirmada dos médicos Assel Herrera Correa e Landy Rodríguez Hernández.

A mídia não oficial publicou recentemente notícias sobre a suposta morte dos médicos cubanos durante um bombardeio do exército dos Estados Unidos contra posições do grupo terrorista de origem somali Al-Shabaab, que os fez prisioneiros em 12 de abril de 2019.

A declaração do Minrex afirma que desde as primeiras horas da recepção da notícia, o governo cubano dá prioridade absoluta aos esforços que, através de vários meios e diferentes atores internacionais, são realizados para obter a informação mais objetiva sobre os fatos. Esta ação continuará até que se esgotem todas as possibilidades de confirmar a situação dos médicos cubanos, reafirma a nota.

Detalha que, neste contexto, desde domingo, 18 de fevereiro, e além dos esforços e da comunicação com o governo queniano, foram iniciados contatos oficiais com a Somália em busca de precisão sobre as operações militares noticiadas através de canais não oficiais.

Estes meios de comunicação citam o Comando Africano dos Estados Unidos (Africom), que informa que o acontecimento ocorreu na noite de 15 de fevereiro, durante o referido bombardeio com drones estadunidenses na cidade de Dilib, na Somália, informa o Minrex.

Cuba, através do seu Ministério das Relações Exteriores, dirigiu-se ao governo dos Estados Unidos através dos canais diplomáticos no domingo, 18 de fevereiro, pedindo esclarecimentos e ainda aguarda resposta, afirma o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A nota aponta que até o momento não há nenhuma declaração pública do governo dos EUA ou de suas forças armadas que confirme ou desmente a notícia que envolve nossos colaboradores de saúde.

Da mesma forma, desconhecem-se as circunstâncias e características da operação militar que o porta-voz da Africom confirma ter ocorrido, bem como se esta (operação) foi justificada, e se foram tomados os cuidados obrigatórios para evitar danos colaterais, proteger civis e inocentes, e devido respeito pelo direito humanitário internacional, adverte o Minrex.

Este tipo de ação constitui uma questão sobre a qual as organizações internacionais manifestaram sérias preocupações no passado, conclui a nota.

oda/ale/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES