17 de June de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Unicef ​​alerta para aumento de mortes infantis em Gaza

Unicef ​​alerta para aumento de mortes infantis em Gaza

Ramallah, 20 fev (Prensa Latina) Além de vítimas do cenário aterrorizante de bombardeios coordenados por Israel na Faixa de Gaza, as crianças palestinas também são potenciais vítimas fatais da fome, alerta o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Um relatório do braço da ONU, em parceria com a entidade Global Nutrition Cluster (GNC), apontou que mais de 90% das crianças com menos de cinco anos sofrem com a pobreza alimentar grave no território, ou seja, só comem dois ou menos grupos de alimentos por dia.

Mesmo na cidade de Rafah, no sul de Gaza, onde entra a maior parte da ajuda humanitária, a taxa de desnutrição aguda atingiu a marca de 5%, já no norte do território o percentual chegou a 15%. Antes da guerra, a taxa era inferior a 1%, afirma o relatório.

O levantamento apontou também que, nas duas últimas semanas, 70% dessas crianças palestinas também sofrem com doenças infecciosas, com sintomas como diarreia grave.

O relatório mostrou também que, desde dezembro – quando o fluxo de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza foi severamente restringido – os 2,3 milhões de palestinos do território sofrem com a crise alimentar.

Na prática, o relatório delineou dois cenários, um de “declínio rápido” e outro de “deterioração lenta”, e alertou que ambos levarão a “um aumento consistente e constante do desperdício infantil, da desnutrição materna e da desnutrição de micronutrientes”, já que os dois dependem da medida em que a propagação de doenças pode ser controlada e da medida em que a ajuda pode ser prestada.

lam/rob

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES