17 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Itália assume comando tático da operação da UE no Mar Vermelho

Itália assume comando tático da operação da UE no Mar Vermelho

Roma, 19 fev (Prensa Latina) Itália assumirá hoje comando tático da operação Aspides da União Europeia (UE) no mar Red, destinado a enfrentar os ataques dos Houthis iemenitas a navios provenientes de países daquela comunidade regional.

Segundo nota publicada no site digital informativo especializado Analisi Difesa, que opera da UE Começará esta segunda-feira, com a participação inicial de recursos navais de Itália, França, Alemanha e Grécia, e “terá apenas fins defensivos”, segundo os dirigentes europeus.

Embora Roma inicialmente assuma o comando tático ações navais, sede desta operação está localizado na cidade grega de Larissa, confirmaram funcionários do Sindicato.

Aspides terá duração de um ano e “não prevê ataques terrestres contra posições Houthi, característica peculiar, ao contrário da operação Anglo-American Prosperity Guardian, liderado pelos Estados Unidos, que se desenrola nas mesmas águas”, sublinha o comunicado.

O ministro das Relações Exteriores deste país, Antonio Tajani, destacou que “Aspides será uma missão defensiva, não apenas de acompanhamento”, mas “não atacaremos os Houthis no Iêmen”.

No passado dia 5 de Fevereiro, Mohamed Ali-al-Houti, um dos líderes Houthi, alertou numa entrevista publicada pelo jornal La Repubblica que a Itália poderá sofrer consequências se participar na agressão contra o Iémen.

membro do Comitê Político Supremo do grupo armado iemenita afirmou que as ações dos Houthis no mar Vermelho visam apenas navios associados a Israel, como pressão para parar os seus ataques contra a Palestina na Faixa de Gaza.

“Qualquer navio não ligado a Israel não será danificado. Não temos intenção de fechar o Estreito de Bab el Mandeb nem o mar Vermelho”, frisou.

A participação da Itália Na missão Aspides “será considerada uma escalada e uma militarização do mar, e não será eficaz”, disse, e pediu ao governo deste país que “pressione a entidade israelita para parar os massacres diários”. porque “é isso que levará à paz e impedirá a propagação de conflito e insegurança regional.”

“Aconselhamos a Itália Permaneça neutro, que é o mínimo que você pode fazer. Não há justificativa para qualquer empreendimento fora de suas fronteiras e não obterá nenhum benefício financeiro ou outro”, afirmou o líder dos Houthis.

jf/ort/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES