9 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A ONU apela a uma maior ação dos actores políticos para as eleições

A ONU apela a uma maior ação dos actores políticos para as eleições

Nações Unidas, 15 fev (Prensa Latina) O representante especial da ONU para a Líbia, Abdoulaye Bathily, afirmou hoje que os líbios continuam à espera de cumprir suas aspirações de paz, enquanto os atores políticos 'parecem não estar dispostos a resolver os assuntos pendentes'.

Ao informar o Conselho de Segurança, o enviado lamentou os desacordos entre os partidos institucionais que abririam caminho para as tão esperadas eleições na nação africana.

Para evitar que a Líbia caia na desintegração, como muitos sinais alarmantes prevêem, é urgentemente necessário um acordo político entre as principais partes interessadas para formar um governo unificado que conduza o país às eleições”, observou.

No entanto, Bathily reafirmou o seu compromisso com os principais actores, embora até agora nenhum deles tenha dado um passo decisivo em relação à sua posição inicial.

Pelo contrário, cada um deles continua a articular condições prévias para a sua participação no diálogo, centradas na manutenção do status quo, o que lhes parece conveniente, acrescentou.

Bathily apelou à libertação dos detidos arbitrários e dos presos políticos e considerou que a situação humanitária, de direitos humanos e de proteção dos migrantes, refugiados e requerentes de asilo na Líbia é cada vez mais preocupante.

Agências como a Agência das Nações Unidas para os Refugiados e a Organização Internacional para as Migrações alertam para um aumento significativo do número de refugiados sudaneses que entraram na Líbia nas últimas semanas.

A este respeito, o enviado disse estar alarmado com as contínuas expulsões colectivas de migrantes e refugiados através das fronteiras entre a Líbia e os países vizinhos e reiterou os seus apelos ao pleno acesso e a investigações independentes sobre todas as alegadas violações e abusos nos centros de detenção nacionais.

Por seu lado, o embaixador permanente da Líbia na ONU, Taher M. El-Sonni, afirmou que os líbios estão cansados de esperar, denunciando a alternância de papéis e a intervenção estrangeira que não tem cessado ao longo dos anos.

Os líbios estão aborrecidos com análises, diagnósticos, relatórios e declarações sem resultados”, observou o diplomata.

lam/ebr/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES