1 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venezuela responderá com força ao roubo do avião da Emtrasur

Venezuela responderá com força ao roubo do avião da Emtrasur

Caracas, 12 fev (Prensa Latina) A Venezuela garantiu que dará uma resposta contundente, direta e proporcional ao roubo do avião da Empresa de Transporte Aerocargos del Sur (Emtrasur), completou hoje pelo conluio entre a Argentina e os Estados Unidos.

A ação pirataria de ambos os governos recebeu a rejeição categórica da República Bolivariana através de um comunicado, que denunciou que violaram “desonestamente” as normas que regulam a aeronáutica civil. Bem como os direitos comerciais, civis e políticos que assistem a Emtrasur, que colocam “em risco a segurança aeronáutica da região”, acrescentou.

O Governo Bolivariano qualificou a ação como uma “vergonhosa operação de rapacidade”, que faz parte da lista de ataques criminosos contra a Venezuela, há mais de uma década vindos dos Estados Unidos.

Denunciou que estes incluem o sequestro de ativos, como a Citgo Petroleum Corporation, e a aplicação de mais de 930 sanções ilegais, em cumplicidade com a extrema-direita da oposição que atua como agentes diretos do império norte-americano contra a nação sul-americana.

A nota enfatizou que “a Venezuela livre e soberana dará uma resposta contundente, direta e proporcional a este ataque”, para o qual utilizará todos os recursos disponíveis no âmbito da Constituição nacional, da diplomacia e do direito internacional.

O texto denunciava perante a Organização da Aviação Civil Internacional a violação, por parte de Buenos Aires e Washington, das normas internacionais a que os Estados estão obrigados em matéria de navegação aérea.

Afirmou que o acontecimento gera “uma grave situação de insegurança jurídica e operacional” sem precedentes em nossa região.

Entre os crimes cometidos, referiu, estão a ocultação de informação na identificação do voo, o desligamento do transponder em vários troços da rota e outros que devem ser “investigados de forma independente”.

O Estado venezuelano tomará todas as medidas para restabelecer a justiça e conseguir a restituição da aeronave ao seu legítimo proprietário, afirmou.

A nota afirma que nenhum império, nem os seus lacaios satélites, serão capazes de dobrar a vontade do povo venezuelano, que “decidiu percorrer o caminho da verdadeira independência” e construir o seu caminho rumo à prosperidade política, económica e social, como foi demonstrado ao mundo nos últimos anos.

ro/jcd/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES