1 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Criarão Comitê de Reconstrução após incêndios no Chile

Criarão Comitê de Reconstrução após incêndios no Chile

Santiago do Chile, 12 fev (Prensa Latina) A Ministra do Desenvolvimento Social e Família do Chile, Javiera Toro, liderará o Comitê da Reconstrução que será instituído hoje para atender as áreas afetadas pelos incêndios na região de Valparaíso.

Considerado o pior desastre desde o terremoto de fevereiro de 2010, os incidentes deixaram mais de 130 mortos e danos totais ou parciais em cerca de 15 mil residências, além de destruírem pequenos comércios, empresas e empresas familiares.

Numa visita neste fim de semana às zonas de desastre, o presidente do Chile, Gabriel Boric, admitiu que a tarefa será árdua e difícil e não será curta.

Boric destacou a importância de continuar a solidariedade ativa, uma vez que as famílias continuam em situações muito precárias.

O Governo já entregou o chamado Bónus de Recuperação no valor de 1.500.000 pesos (cerca de 1.770 dólares) a cerca de duas mil famílias cujas casas foram destruídas pelas chamas e o processo continuará esta semana até ultrapassar as seis mil casas.

Os incêndios Afetaram as comunas de Viña del Mar, Villa Alemana e Quilpué e seus danos são maiores que os registrados em fevereiro do ano passado nessa mesma região e as subsequentes inundações causadas por sistemas frontais.

“O que estamos vivendo é uma tragédia, o que há de mais próximo de um cenário de guerra”, disse à Prensa Latina Savitri Beegoo, estudante de medicina do sexto ano da Universidade Andrés Bello, que respondeu ao chamado para ajudar as vítimas.

Durante um percurso pela localidade de Achupallas, na comuna de Viña del Mar, foi possível verificar a mobilização das Associações de Moradores, jovens e outros setores em apoio aos atingidos.

Mais de 200 caminhões do Estado trabalham na coleta de entulhos das áreas impactadas, de onde já foram retiradas 20 mil das 50 mil toneladas estimadas.

O Comitê da Reconstrução Em Valparaíso será integrado, além do Ministro do Desenvolvimento Social e Família, pelos chefes do Interior, Fazenda, Obras Públicas, Habitação e Agricultura.

Segundo a prefeita de Viña del Mar, Macarena Ripamonti, a reparação, só naquela comuna, custará perto de um bilhão de dólares.

Questionado sobre o assunto, o ministro da Fazenda, Mario Marcel, disse que está sendo feito um trabalho para ter um número mais preciso, mas anunciou que será superior a todas as emergências do ano passado.

jcm/car/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES