1 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A ONU denuncia a intensa atividade de bandos criminosos no Haiti

A ONU denuncia a intensa atividade de bandos criminosos no Haiti

Porto Príncipe, 12 fev (Prensa Latina) O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos denunciou que as quadrilhas armadas no Haiti sofreram 300 mortos e feridos em janeiro, mas hoje sua atividade criminosa aumenta de intensidade.

‘A já grave situação dos direitos humanos está a deteriorar-se ainda mais, num contexto de violência implacável e crescente por parte desses grupos, com consequências desastrosas para os haitianos’, afirmou o responsável dessa entidade, Volker Türk.

O responsável salientou que a indolência dos bandos está a afetar todos os municípios da área metropolitana de Port-au-Prince, uma vez que os membros dos bandos continuam a lutar pelo controlo do território e já operam em zonas fora da capital.

A intensidade dos confrontos, que por vezes duram várias horas, pode indicar que alguns bandos receberam munições recentemente, disse a fonte.

Os habitantes das zonas controladas por estes grupos foram diretamente visados e eles continuam a utilizar a violência sexual contra as mulheres e as raparigas como arma.

Também espalham o medo através da partilha de fotografias e vídeos horríveis de pessoas assassinadas e mulheres violadas nas redes sociais locais, condenou Türk no seu relatório.

O impacto desta torrente de violência nas crianças continua a ser particularmente preocupante. Em 2023, 167 crianças foram mortas ou baleadas, e algumas foram executadas por gangues”, lamentou o funcionário.

O recrutamento de crianças para os gangues continua a ser extremamente preocupante, lamentou o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

mem/joe/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES