1 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Governo da RDC condena atos de violência contra a missão da ONU

Governo da RDC condena atos de violência contra a missão da ONU

Kinshasa, 11 fev (Prensa Latina) O governo da República Democrática do Congo condenou os atos de violência contra algumas sedes e pessoal da Missão de Estabilização das Nações Unidas no país (Monusco), informou hoje a imprensa.

O ministro do Interior, Peter Kazadi, chamou a população a manter a calma depois dos ataques contra o pessoal, veículos e instalações da Monusco no dia anterior, o que motivou uma reunião urgente de segurança no sábado à noite, informou Radio Okapi.

O presidente observou o que aconteceu e, embora entendamos algumas das frustrações dos congoleses sobre o que está acontecendo no leste do país, a forma como os manifestantes estão agindo viola várias disposições do direito internacional, disse Kazadi.

Ele acrescentou que o governo não pode aceitar ataques a esse órgão, que é protegido por convenções internacionais e pela lei da RDC.

“A frente está no leste da RDC, o inimigo está nessa parte do país, e devemos dedicar nossa energia para atacar esse inimigo, combatê-lo juntos e estamos convencidos de que o levaremos de volta para o lugar de onde veio. Portanto, não faz sentido manter a tensão na capital de nosso país”, observou o ministro.

Enquanto isso, o chefe da Monusco, Bintou Keita, condenou a série de ataques à equipe da Monusco e a queima de vários veículos em seu site de rede social X, antigo Twitter.

“Enfraquecer a Monusco fortalece as forças negativas que ela está combatendo com seus parceiros congoleses”, disse ele, e pediu às autoridades judiciais congolesas que iniciem investigações para levar os autores à justiça.

Ameaças e ataques contra o pessoal da ONU e suas famílias são inaceitáveis, ressaltou Keita, enfatizando que sua equipe está na RDC para ajudar a consolidar a paz e melhorar as condições de vida da população.

No sábado, houve uma manifestação contra alguns países ocidentais acusados de apoiar Ruanda, um país considerado invasor e apoiador dos rebeldes que estão travando uma guerra no leste da RDC.

Os manifestantes foram dispersados pelas forças da lei e da ordem, mas prometeram repetir a ação amanhã.

oda/kmg/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES