1 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

México e EUA reafirmam compromisso sobre migração e segurança

México e EUA reafirmam compromisso sobre migração e segurança

Cidade do México, 7 fev (Prensa Latina) México e Estados Unidos reafirmaram seu compromisso com a migração e a segurança em uma reunião de alto nível na qual mostraram seu interesse em ampliar o diálogo bilateral sobre esses temas.

Em um comunicado conjunto publicado, acrescentaram os temas fronteiriços e o tráfico de fentanil para continuar sendo sócios estratégicos.

O comunicado indica que ontem o presidente Andrés Manuel López Obrador recebeu a assessora de Segurança Interna da Casa Branca, Elizabeth Sherwood-Randall, no Palácio Nacional e reafirmou o compromisso do governo mexicano de trabalhar em conjunto com os Estados Unidos.

Seu objetivo é conseguir uma gestão ordenada e segura da migração, com uma perspectiva regional, abordando as causas fundamentais, respeitando plenamente a soberania de ambos os países e a política de boa vizinhança, amizade e cooperação.

Posteriormente, acrescenta o texto, a Secretária de Relações Exteriores, Alicia Bárcena Ibarra, chefiou a delegação mexicana que conversou com a delegação norte-americana liderada por Sherwood-Randall com o objetivo de dar continuidade ao diálogo mantido entre os dois presidentes.

Nesse sentido, ambas as delegações analisaram o progresso da estratégia binacional conjunta sobre questões de migração e destacaram o relacionamento cordial existente entre o México e os Estados Unidos. Enfatizaram a importância de dar continuidade aos esforços bilaterais, abordando as causas estruturais da mobilidade humana, a fim de alcançar uma migração ordenada, segura e regular a partir de uma perspectiva regional.

Eles também discutiram ações conjuntas para lidar com a epidemia de opioides sintéticos e combater o tráfico de armas, fenômenos que têm um impacto negativo na América do Norte. Concordaram que a troca de informações e o uso de programas de rastreabilidade serão fundamentais para interromper a entrada ilícita de armas e produtos químicos precursores do fentanil em sua fronteira comum.

Lembre-se de que nesta quarta-feira as duas delegações se reunirão novamente no âmbito da III Reunião do Comitê Trilateral do Fentanil, juntamente com uma delegação do Canadá.

ro/lma/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES