2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Conselho de Segurança analisa progresso do Acordo de Paz na Colômbia

Conselho de Segurança analisa progresso do Acordo de Paz na Colômbia

Bogotá, 7 fev (Prensa Latina) O Conselho de Segurança das Nações Unidas visita a Colômbia a partir de hoje para conhecer o progresso da implementação do Acordo Final de Paz de 2016 e os diálogos em curso com outros grupos armados.

Representantes dos 15 estados membros daquele organismo internacional chegam ao país sul-americano a convite do governo do presidente Gustavo Petro, e permanecerão no país até o dia 11, segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A nota destaca que embora esta seja a terceira vez que esta entidade visita o país, a sua presença este ano “marca um marco histórico no apoio internacional à paz na Colômbia”.

Isto, observou ele, porque é a primeira vez que acontece após a expansão do mandato da Missão de Verificação para os pontos 1 (reforma rural abrangente) e 6.2 (capítulo étnico) do Acordo de Paz de 2016, bem como a verificação e acompanhamento do cessar-fogo com o Exército de Libertação Nacional (ELN).

Além disso, acrescentou o Ministério, será a primeira oportunidade em que o Conselho de Segurança se reunirá com representantes dos povos étnicos para conhecer as suas experiências, o que lhes permitirá “adquirir uma maior compreensão da importância do compromisso do Governo em alcançar transformação dos territórios”. Durante a visita, o Conselho se reunirá também com os signatários do Acordo de Paz de 2016 que participaram em processos de reintegração; bem como com representantes do Governo responsáveis pela implementação do Acordo, vítimas, sociedade civil e membros de outras instituições, informou.

Da mesma forma, a delegação conhecerá as conversas que o Governo mantém com o ELN e o Estado-Maior Central, grupo dissidente das extintas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército Popular (FARC-EP).

“A visita do Conselho de Segurança ocorre num momento decisivo para a construção da paz, porque apesar dos desafios, há uma vontade política renovada para a implementação abrangente do Acordo Final de Paz e vários diálogos de paz em curso no âmbito da política Acordo de Paz Total”, disse o chefe da Missão de Verificação da ONU na Colômbia, Carlos Ruiz Massieu.

O responsável destacou ainda que a visita ocorre pouco depois do ELN e o Governo terem anunciado a prorrogação e reforço do Cessar-Fogo Bilateral, Nacional e Temporário.

“Estamos confiantes de que 2024 será o ano da implementação do Acordo Final de Paz, e esta visita é um incentivo da comunidade internacional para que a Colômbia renove os seus compromissos e mostre ao mundo a sua determinação na construção da paz”, acrescentou.

oda/ifs/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES