1 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba e Espanha realizam intercâmbio frutífero em comunicações

Conferencia1-768x432

Cuba e Espanha realizam intercâmbio frutífero em comunicações

Madrid, 6 fev (Prensa Latina) Cuba e Espanha concluíram hoje um frutífero intercâmbio sobre comunicações, no qual foram discutidos temas de interesse em cooperação e investimentos.

Num encontro em formato de videoconferência com empresários espanhóis e cubanos residentes aqui, o Primeiro Vice-Ministro das Comunicações, Wilfredo González Vidal, detalhou os domínios em que há potencial para aprofundar os tipos de colaboração existentes ou novos.

Apresentado pelo Conselheiro Econômico e Comercial da Embaixada de Cuba em Espanha, René Capote, e na presença do chefe da missão diplomática, Marcelino Medina, o vice-presidente explicou que existem possibilidades de desenvolver modelos conjuntos com Espanha.

Projetos conjuntos poderiam ser comercializados na América Latina, devido às facilidades linguísticas que as duas nações compartilham, disse ele.

Nas suas palavras introdutórias, González Vidal mencionou entre os pontos fortes da ilha caribenha a formação de capital humano, que oferece um espaço numa área em que existe grande competitividade dentro do seu país.

A este respeito, referiu-se ao impulso do Big Data, Blockchain, em geral da indústria cubana de software e ao papel crescente de mais de 260 Mypimes privadas nas atividades de informática.

Destacou também o destaque da Universidade de Ciências da Computação (UCI) nos arredores de Havana e seu Parque Industrial, e a existência de uma semelhante na província ocidental de Matanzas.

Acompanhado pelo vice-ministro das Comunicações, Ernesto Rodríguez Hernández, e por diretores de empresas e Mypimes pertencentes ao setor, González Vidal destacou que em Cuba existem atualmente 7,6 milhões de pessoas que utilizam telefonia móvel e 80 por cento da população acessa a Internet.

Aproveitou a ocasião para falar sobre a Feira e Convenção de Informática 2024 que acontecerá em Havana de 18 a 22 de março, com a participação até agora confirmada de 20 países e mais de 800 delegados.

O evento teórico acontecerá no Centro de Convenções e a Feira no recinto da Pabexpo, ambos locais bem próximos; Esperamos representantes da nossa região e da Ásia, com expectativa de assistência da Índia, país com avanços notáveis ​​nestas áreas, destacou.

Durante o intercâmbio por videoconferência entre a mesa do Ministério das Comunicações da maior das Antilhas e o teatro da Embaixada de Cuba em Madrid, diversos empresários manifestaram interesse e ao mesmo tempo preocupações em relação à cooperação e aos investimentos no terreno.

Inteligência Artificial, plataformas interligadas de serviços médicos como o caso apresentado pela Softel futuramente com programas de Teleconsulta e Telediagnóstico, foram alguns dos assuntos destacados no encontro.

O Primeiro Vice-Ministro González Vidal aproveitou a oportunidade para destacar a importância que Cuba atribui à proteção de dados, elemento essencial de garantia num clima de trabalho construtivo.

lam/ft/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES