9 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Governo equatoriano deporta traficante de droga procurado na Colômbia

Governo equatoriano deporta traficante de droga procurado na Colômbia

Quito, 2 fev (Prensa Latina) O governo do Equador deportou hoje para a Colômbia o narcotraficante Henry Loaiza, vulgo 'El Alacrán', um dos mais procurados pelas autoridades desse país sul-americano.

A Secretaria de Comunicação da Presidência informou em comunicado que Loaiza, filho do líder do Cartel Norte del Valle, também apelidado de ‘El Alacrán’, foi capturado na cidade costeira de Guayaquil.

A captura foi uma operação conjunta entre a Polícia Nacional do Equador, a Agência Antidrogas dos EUA (DEA) e a Direção de Investigação Criminal da Polícia Nacional da Colômbia e a Interpol (SIU-Dijin).

O documento revelou que Alias El Alacrán, cidadão colombiano, estava sob aviso vermelho da Interpol desde novembro de 2023 e que as autoridades norte-americanas tinham solicitado a sua extradição.

De acordo com o Diretor Nacional de Investigação Antidrogas da Polícia Nacional, Willian Villarroel, o líder deste cartel tinha ligações criminosas com o grupo terrorista “Los Tiguerones” no Equador e na Colômbia com a “Frente Oliver Sinisterra”.

De acordo com informações oficiais, o líder do Cartel Norte del Valle operava no sector de Tumaco (território colombiano) e nas províncias equatorianas de Esmeraldas e Manabí, razão pela qual as forças da ordem o consideravam um alvo de alto valor.

A estrutura criminosa liderada por “El Alacrán” transportava cerca de 50 toneladas métricas de drogas por ano do Equador para a América Central e os Estados Unidos por meio de barcos-bomba e semissubmersíveis. O grupo criminoso também comandava assassinatos, sequestros e extorsões no país, disse Villarroel.

O Equador encontra-se em pleno conflito armado interno, declarado pelo Presidente Daniel Noboa a 9 de janeiro, após uma série de ataques e acções violentas atribuídas ao crime organizado, incluindo motins em prisões, explosões e a tomada de uma estação de televisão por um grupo armado.

Estes episódios seguiram-se à fuga de José Adolfo Macías (Fito), líder do bando Los Choneros, uma das organizações criminosas mais violentas do país e atualmente classificada como “terrorista”.

rgh/nta/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES