Foi o que expressou o especialista em rede nacional na véspera, a propósito do adiamento da atualização dos preços dos combustíveis, devido a um incidente de cibersegurança ocorreu nos sistemas de informática para marketing.
Perea enfatizou que a nação caribenha possui um marco regulatório que inclui medidas de segurança cibernética que as instituições devem implementar para minimizar os riscos em caso de ataque ou contaminação por algum programa malicioso.
Destacou também que a OSRI dispõe de uma equipa de resposta a incidentes informáticos, encarregada de gerir os acidentes de segurança da tecnologia da informação.
Ele mencionou que a ilha desenvolve dias de segurança cibernética promover uma cultura sobre o assunto, não só nas instituições do Estado, mas em todos os ramos do país, principalmente entre as pessoas físicas.
Num outro momento do seu discurso, ele explicou que a segurança cibernética É a prática da segurança como tal em sistemas, redes, aplicações e serviços.
Ele detalhou que um incidente de segurança cibernética É um evento ou uma série de eventos, isolados ou não, que tem a possibilidade significativa de comprometer as operações ou negócios de uma infraestrutura. O ataque ocorre quando um cibercriminoso já consegue penetrar, disse ele.
“As chances de ocorrer um incidente de segurança cibernética “Isso se deve à má manipulação por parte dos usuários que utilizam as tecnologias para baixar aplicativos de sites não oficiais”, destacou.
Perea explicou que os internautas cubanos, devido ao bloqueio imposto pelos Estados Unidos, não têm acesso a muitos sites digitais e devem utilizar meios alternativos que às vezes os expõem ao roubo de dados pessoais por cibercriminosos.
A OSRI, vinculada ao Ministério cubano das Comunicações, tem como missão executar ações destinadas a minimizar os riscos das redes informáticas cubanas, coordenando a gestão dos incidentes de segurança cibernética a nível nacional e atuar como autoridade do país para as relações internacionais com organizações relacionadas.
jha/mks/ls