9 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A desqualificação do antigo presidente do Panamá para as eleições

A desqualificação do antigo presidente do Panamá para as eleições

Cidade do Panamá, 2 fev (Prensa Latina) A decisão do Supremo Tribunal de Justiça (CSJ) do Panamá de rejeitar um recurso de cassação apresentado pelo ex-presidente Ricardo Martinelli (2009-2014) teve hoje várias repercussões.

Sobre a sentença que desqualifica o candidato presidencial do partido Realizando Metas (RM) para as eleições gerais de maio próximo, o também ex-presidente da República, Martín Torrijos (2004-2009), candidato pelo Partido Popular, disse que a Corte Suprema pôs fim a um caso de grande repercussão e que terá impacto na oferta eleitoral.

Em relação à decisão, Torrijos disse na rede social X que ela não altera em nada o curso de sua campanha política, que não se baseia no destino de outros candidatos, nem em desqualificações ou alianças oportunistas, mas em propostas concretas e viáveis para resolver os problemas que afligem e preocupam os panamenhos.

Rómulo Roux, candidato presidencial da aliança dos partidos Mudança Democrática e Panameñista, também afirmou que esta é uma decisão final e definitiva, que deve ser respeitada e aplicada.

Entretanto, Ricardo Lombana, porta-estandarte do Movimiento Otro Camino, considerou que a justiça “mais uma vez está do lado certo da história e acaba de condenar um dos políticos mais corruptos que o país já teve”.

O candidato de livre nomeação, Melitón Arrocha, afirmou que ficou demonstrado que ninguém está acima da lei.

Na opinião do candidato independente à presidência e deputado Zulay Rodríguez, a medida do Tribunal demonstrou a interferência do governo de Laurentino Cortizo nas decisões judiciais.

Para Olga de Obaldía, directora executiva da Fundação para o Desenvolvimento da Liberdade Cidadã, o principal em tudo isto é que o Panamá consiga acabar com a impunidade, pois a partir daí estaremos a avançar para evitar actos de corrupção.

A ex-procuradora-geral e ex-deputada Ana Matilde Gómez também indicou que agora está a ser feita justiça.

Durante o dia, o Supremo Tribunal de Justiça tornou definitiva a sentença de 10 anos e seis meses de prisão por branqueamento de capitais no caso New Business pela compra da editora Panamá América, proferida em julho passado contra Martinelli, depois de rejeitar o último meio legal para a invalidar.

O Segundo Tribunal Penal decidiu “não admitir o recurso de cassação sobre o mérito, formalizado por Carlos Eugenio Carrillo Gomilla, na qualidade de representante legal de Ricardo Alberto Martinelli Berrocal”, afirma o edital número 26 publicado a 2 de fevereiro.

Esta decisão faz de Martinelli, de 71 anos, o primeiro antigo Presidente do Panamá a ser condenado a uma pena de prisão por corrupção na história democrática do país, segundo alguns meios de comunicação social.

lam/ga/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES