9 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Trabalhadores rejeitam proposta de contrato por hora no Equador

Trabalhadores rejeitam proposta de contrato por hora no Equador

Quito, 1 fev (Prensa Latina) A Frente Única dos Trabalhadores (FUT) do Equador apresentou hoje um recurso ao Tribunal Constitucional em rejeição à proposta do governo de introduzir contratos de trabalho por hora e por tempo determinado.

Trata-se de uma regressão de direitos, afirmou o dirigente da FUT José Villavicencio, em declarações à imprensa diante do Tribunal nesta quinta-feira.

O sindicalista explicou que o amicus curiae apresentado ao órgão judicial expõe a forma como o Executivo pretende legalizar os contratos à hora e a prazo sob o pretexto de gerar emprego, mas com mão de obra barata, exploração e precariedade laboral.

Os contratos por hora e a termo são propostas do presidente Daniel Noboa e constam de uma das perguntas da consulta popular que ainda aguarda um pronunciamento do Tribunal.

Segundo cálculos dos sindicatos de trabalhadores, um empregado receberia menos de dois dólares por hora e perderia direitos como férias, acesso à previdência social, pagamento de horas extras, entre outros.

Esta semana, a ministra do Trabalho do Equador, Ivonne Nuñez, defendeu a aplicação da jornada de trabalho por hora para legalizar os trabalhadores do sector informal e incorporar os desempregados.

Nuñez detalhou que o contrato fixo seria focado na promoção de investimentos em pequenas empresas ou empreendimentos.

No entanto, a FUT insiste que, para aumentar o emprego, é necessário reforçar o aparelho produtivo, bem como medidas e políticas públicas, e não a flexibilização das normas actuais.

lam/avr/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES