3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rotas comerciais mundiais sob pressão das tensões no Mar Vermelho

Canal-de-Suez

Rotas comerciais mundiais sob pressão das tensões no Mar Vermelho

Nações Unidas, 26 jan (Prensa Latina) O conflito espalhado pelo Mar Vermelho adiciona tensões e custos para o comércio global, agravando ao mesmo tempo as disparidades geopolíticas e impacto de mudanças climáticas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

A Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) considerou dramático o impacto dos ataques Houthi no movimento de mercadorias em todo o mundo e cadeias de abastecimento, já vulneráveis devido as consequências da guerra na Ucrânia e a caos climático.

“O percurso de Mar Vermelho e o Canal de Suez é essencial para os fluxos comerciais global. Apenas o primeiro é a cena entre os 12 e o 15 por centavo de comércio mundial”, segundo o chefe da Seção de Facilitação do Comércio da Unctad, Jan Hoffmann. As atuais conflagrações não só aumentam as tensões geopolítica, mas também aumentam os custos e provocam um aumento nas emissões de gases com efeito de estufa, afirmou o especialista em declarações recentes a jornalistas reunidos na sede das Nações Unidas.

A partir de novembro de 2023, a expansão do conflito em Gaza em direção ao Mar Vermelho levou os principais players da indústria naval a interromper o trânsito através Suez e procure outras rotas temporariamente.

Como resultado, o volume comercial através Canal diminuiu 42% nos últimos dois meses, enquanto o trânsito de navios porta-contêineres caiu 67% em comparação com data semelhante de 2023.

O maior impacto ocorre nas embarcações de gás natural liquefeito, que pararam por completo de 16 de janeiro, enquanto antes o conflito normalmente acontecia entre duas e três horas diárias região, alertou Hoffmann.

A situação é particularmente grave porque o impacto além da operação militar russa na Ucrânia e a diminuição nível de água no Canal do Panamá, outra rota vital para as ligações marítimas do planeta.

Os baixos níveis de água no País da América Central causou uma diminuição 36% em trânsitos de navios em comparação com um ano atrás e são quase 62 % menor do que há dois anos, acrescentou.

Entre outras consequências, Hoffman detalhou que as taxas médias de envio de Xangai mais que duplicaram desde o início de dezembro de 2023, as da Europa triplicaram e as da costa oeste dos Estados Unidos também aumentaram, embora não passem pelo Canal de Suez.

Estamos a assistir a múltiplos impactos, alertou, mencionando, além dos custos, a inflação potencial, atrasos e perturbações globais, e a agravamento dos fatores que contribuem para as alterações climáticas.

jha/ebr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES