11 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Flores brancas em Martí, no Parque Nacional da Costa Rica

Flores brancas em Martí, no Parque Nacional da Costa Rica

San José, 25 de janeiro (Prensa Latina) Oferendas de flores brancas foram colocadas hoje na Costa Rica diante do busto do herói da independência cubana José Martí (1853-1895) no Parque Nacional, como parte das homenagens pelo 171º aniversário de sua morte, nascimento, em 28 de janeiro.

O corpo diplomático credenciado nesta nação centro-americana e membros da embaixada da ilha caribenha acompanharam cubanos e costarriquenhos na homenagem, além do Grupo Parlamentar de Amizade com Cuba, da Coordenadoria de Solidariedade, do Partido Popular Vanguarda e do Yamilet Círculo Bolivariano de López e Juventude de Vanguarda Costa Rica.

O presidente da Associação Cultural de Cubanos Residentes nesta nação, Juan Mesa, agradeceu aos presentes por fazer parte da homenagem ao considerado apóstolo e herói da independência, a quem o povo costarriquenho homenageou colocando seu busto no parque, bem em o centenário de seu nascimento em 1953.

No evento, o segundo secretário da Embaixada de Cuba, Liosvany Pérez, fez um tour pela sua vida e obra desde a infância e destacou sua vocação humanista, patriótica, latino-americana e antiimperialista.

Cada uma das frases de Martí convida à reflexão, demonstra a observação dinâmica dos fenómenos e indica dever e dignidade, observou.

Em suas reflexões destacou que sua ideologia moral interage com a política e seu modelo axiológico nasceu com o de Simón Bolívar, ligado a uma ideia do que é latino-americano e sua relação com o universal.

Ao destacar a vocação patriótica do criador do Partido Revolucionário Cubano, destacou que Martí foi o primeiro a vislumbrar o perigo hegemônico dos Estados Unidos em relação à nossa América e a traçar uma política unitária para enfrentar essa expansão.

Lembrou que o autor de Nuestra América chegou pela primeira vez à Costa Rica em 30 de junho de 1893, vindo de Santo Domingo via Haiti e Jamaica, depois de se encontrar pela segunda vez com o general Máximo Gómez, acertando planos políticos e militares para a revolução prestes a começar.

Chegou à Costa Rica com o objetivo de integrar o General Antonio Maceo nesses projetos e desse encontro nesta terra Martí escreveria: ‘Tenho vivido, desde que nos vimos, em contínua entrevista contigo. Da visita que fiz a ele trouxe de volta uma das emoções mais puras da minha vida.’

Sua segunda visita foi em 5 de junho de 1894, quando chegou a Puerto Limón na companhia de Panchito Gómez Toro, filho do General Gómez.

A homenagem ao autor de Versos Simples, Abdala e Los patititos de rosas chegará também à cidade de Orotina, na província central de Alajuela, onde está seu outro busto, e o Parque Central leva seu nome.

A Costa Rica também reverencia o criador da Idade de Ouro com uma escola na província central de Heredia e o Liceo de Puntarenas.

gás/alb/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES