4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Autoridades na Colômbia cuidam de incêndios florestais

Autoridades na Colômbia cuidam de incêndios florestais

Bogotá, 25 jan (Prensa Latina) As autoridades colombianas trabalham hoje para apagar os incêndios que estouraram nos últimos dias no país, particularmente nas colinas a leste da capital.

Ontem à noite, o presidente Gustavo Petro afirmou que todo o equipamento da Força Aérea está sendo usado para apagar incêndios em dezenas de lugares da nação, mas a previsão do Ideam (Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais) diz que a crise de aquecimento se estenderá por todo o mês de fevereiro e parte de março.

“Por essa razão, ordenei a ativação dos protocolos de ajuda internacional”, enfatizou o chefe de Estado em seu perfil na rede X.

De acordo com o Ministério da Defesa, um helicóptero UH-60 da Força Aérea Colombiana viajou para Carolina del Príncipe, no departamento de Antioquia, com o sistema Bambi Bucket, para dar apoio na extinção do incêndio muito próximo à represa de Miraflores.

Ontem, foram feitas 39 descargas, aproximadamente mais de 13.000 galões de água com líquido retardante, disse ele.

Ele acrescentou que o Sistema Nacional de Gestão de Risco de Desastres está ativado para apoiar o trabalho de extinção de incêndios florestais, causados principalmente pelas altas temperaturas trazidas pelo fenômeno El Niño.

Dados da Presidência da Colômbia indicam que foram registrados 237 incêndios florestais, afetando 131 municípios e 3.523 hectares de vegetação.

Os departamentos mais afetados, acrescentam, são Vichada, Santander, Cauca e Boyacá.

Nesse cenário, ontem à noite, o presidente Petro liderou um Conselho de Ministros extraordinário em Tumaco, departamento de Nariño, para lidar com a emergência causada pelo fenômeno El Niño e pelo aquecimento global.

Petro anunciou na quarta-feira que emitirá uma declaração de desastre natural para lidar com a onda de incêndios que assola o país em meio ao impacto causado pelo fenômeno El Niño.

“É um poder que o governo tem com a assinatura de todos os ministros em que a situação é declarada, e o que isso produz na prática é que alguns itens orçamentários podem ser transferidos para outros itens a fim de resolver problemas que temos, como a transferência de recursos para que os helicópteros possam começar a operar”, explicou Petro à imprensa.

rgh/otf/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES