19 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Trabalhadores argentinos em primeira greve durante governo Milei

Trabalhadores argentinos em primeira greve durante governo Milei

Buenos Aires, 24 jan (Prensa Latina) Membros de organizações sociais, sindicais e políticas participarão hoje de uma mobilização ao Congresso e da primeira greve geral contra o governo de Javier Milei. As ações, convocadas pela Confederação Geral do Trabalho, terão como lema A Pátria não está à venda" e ocorrerão 45 dias após o início do mandato do líder do La Libertad Avanza.

Os manifestantes expressaram a sua rejeição ao plano de ajuste, ao protocolo antiprotestos, ao decreto de necessidade e urgência e a um pacote de regulamentos apresentados pelo Presidente para reformar ou revogar mais de 300 leis, conceder poderes legislativos ao Executivo, privatizar empresas públicas e alterar o sistema trabalhista, entre outras disposições.

De acordo com o cronograma, a mobilização terá início às 12h, horário local, e confirmaram presença as Mães e Avós da Plaza de Mayo, Hijos, Somos Barrios de Pie, Associação dos Trabalhadores do Estado (ATE), Central de Trabalhadores da Argentina (CTA) e da CTA Autônoma, entre muitos outros grupos.

Embora a CGT tenha pedido a suspensão dos trabalhos por 12 horas, a ATE confirmou que o fará por 24.

A Confederação Argentina dos Trabalhadores em Transportes e a Associação do Pessoal Aeronáutico também anunciaram a sua participação, pelo que os serviços de comboio, autocarro, metro e voos domésticos serão suspensos em diferentes horários do dia.

A Aerolíneas Argentinas informou que cancelou 267 viagens e remarcou outras 26.

Os 20 partidos que compõem a aliança Unión por la Patria também apoiam a greve e a marcha, incluindo o Justicialista e o Comunista, a Frente Renovador, o Patria Grande e o Conservador Popular.

Segundo a CGT, mais de 100 organizações de todo o mundo manifestaram o seu apoio à luta do movimento operário argentino.

A Confederação das Américas, a Federação Internacional de Jornalistas, a Confederação das Comissões de Trabalhadores da Espanha e entidades do Peru, República Dominicana, Chile, Paraguai, França e Itália, entre outros países, também expressaram sua solidariedade.

Além disso, a Plenária Intersindical – Convenção Nacional dos Trabalhadores do Uruguai se mobilizará em frente à embaixada argentina em Montevidéu e serão realizados eventos em Paris, Madrid, Valência, Barcelona, Amsterdã, Bruxelas, Genebra, Roma, Berlim, Bogotá e outras cidades ao redor do mundo.

jha/gas/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES