19 de July de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

O chefe do Comando Sul se reúne com o ministro da Defesa do Equador

O chefe do Comando Sul se reúne com o ministro da Defesa do Equador

Quito, 24 jan (Prensa Latina) A chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, general Laura Richardson, reuniu-se hoje nesta capital com o ministro da Defesa do Equador, Giancarlo Loffredo, para 'fortalecer a cooperação' em meio a dúvidas sobre a aproximação bilateral.

A embaixada de Washington em Quito informou sobre a agenda da delegação do país do norte que está visitando o Equador no contexto do conflito armado interno, decretado pelo presidente Daniel Noboa para enfrentar o crime organizado.

As autoridades de ambos os países anunciaram a chegada de equipamentos militares dos EUA e da equipe do Federal Bureau of Investigation (FBI) ao Equador no dia anterior.

A delegação dos EUA, que também incluiu Christopher Dodd, assessor do presidente Joe Biden para as Américas, reuniu-se na terça-feira com a procuradora-geral, Diana Salazar, para acelerar a cooperação bilateral.

Enquanto isso, hoje, o Tribunal Constitucional do Equador deu sinal verde a dois acordos que o ex-presidente Guillermo Lasso (2021-2023) assinou com os Estados Unidos para autorizar a presença de pessoal civil e militar norte-americano no país andino.

A atual ministra das Relações Exteriores do Equador, Gabriela Sommerfeld, considerou a decisão da Corte de autorizar os dois acordos sem a necessidade de aprovação legislativa como uma boa notícia.

Vários analistas advertiram que a crise de segurança do Equador e a narrativa oficial de que o país está em guerra contra os traficantes de drogas poderiam oferecer uma oportunidade para Washington aumentar sua presença militar.

Organizações sociais, como a Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE), descreveram a “ajuda” oferecida pela Casa Branca como interferência e perda de soberania.

Para o professor universitário e especialista em segurança Luis Córdova, a visita de alto nível dos Estados Unidos busca implementar um “Plano Equador” sob o disfarce do Plano Fênix, nome que Noboa deu durante sua campanha à estratégia para conter o crime.

npg/avr/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES