11 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU condena assassinato de membro da ONU na República Centro-Africana

ONU condena assassinato de membro da ONU na República Centro-Africana

Nações Unidas, 16 jan (Prensa Latina) O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou hoje o recente assassinato de um membro da Missão da ONU na República Centro-Africana por um artefato explosivo.

Um comunicado emitido por seu porta-voz recordou que os ataques contra as forças de paz da ONU podem constituir crimes de guerra segundo o direito internacional.

Ao mesmo tempo, apelou às autoridades da República Centro-Africana para que não se poupassem a esforços para identificar os autores deste ataque e levá-los a tribunal.

O texto reafirmou a solidariedade da ONU com o povo e o governo da República Centro-Africana na sequência do ataque, que também deixou outras cinco pessoas feridas, duas delas gravemente.

O soldado camaronês Emmanuel Steve Atebelle foi morto quando se encontrava numa patrulha da Missão Multidimensional Integrada de Estabilização na República Centro-Africana (MINUSCA) na aldeia de Mbindale, cerca de 45 quilómetros a noroeste de Paoua.

O representante especial da ONU no país africano, Valentine Rugwabiza, associou-se à condenação do uso de engenhos explosivos, considerado uma das ameaças mais mortíferas à proteção dos civis, à prestação de ajuda humanitária e às actividades das populações.

A Minusca enviou as suas condolências à família do soldado falecido e ao governo dos Camarões, o seu país de origem, e apelou às autoridades centro-africanas para que se empenhem na responsabilização dos autores do crime.

A República Centro-Africana tem enfrentado a violência das operações de vários grupos rebeldes desde o final de 2012, quando uma coligação do nordeste de maioria muçulmana – a Séléka – tomou a capital, Bangui, e derrubou o Presidente François Bozizé, dando início a uma sangrenta guerra civil.

Em meados de novembro de 2023, o Conselho de Segurança da ONU renovou o mandato da Minusca por um ano, com a presença no país de 14 mil 400 militares, mais de 3 mil polícias e 108 agentes prisionais.

ro/ebr/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES