Representantes dos dois países destacaram esse passo fundamental no caminho para o fortalecimento dos laços bilaterais durante um almoço oferecido pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores da Índia, Meenashki Lekhi, no dia anterior, em homenagem ao embaixador cubano Alejandro Simancas, que está concluindo sua missão no país asiático.
Em sua mídia social, Lekhi descreveu a contribuição de Simancas para o aprofundamento das relações bilaterais como valiosa e desejou-lhe sucesso contínuo em seus empreendimentos futuros.
Representantes do Chile, Guatemala e Jamaica, entre outras nações latino-americanas, também participaram da reunião.
Índia e Cuba têm excelentes relações bilaterais, que seus governos identificam como tradicionalmente calorosas e amigáveis.
O país sul-asiático foi um dos primeiros a reconhecer o novo governo cubano após o triunfo da revolução em 1º de janeiro de 1959.
A visita de Ernesto Guevera à Índia, de 30 de junho a 4 de julho de 1959, abriu laços diplomáticos que deram frutos com a abertura de embaixadas nas respectivas capitais das duas nações.
Em 2023, os dois povos comemoraram o 50º e o 40º aniversários da primeira e da segunda visitas à Índia do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, que sempre professou infinita afeição pela terra de Mahatma Gandhi.
O primeiro chefe da missão indiana em Havana apresentou suas credenciais no país caribenho em 12 de janeiro de 1960.
jha/lrd/bm