11 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente da Venezuela rechaçou violência no Equador

Maduro-Asamblea-768x576

Presidente da Venezuela rechaçou violência no Equador

Caracas, 10 jan (Prensa Latina) O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, rechaçou veementemente a violência desencadeada por gangues criminosas no Equador que colocam em risco a segurança e a paz naquele país, como surgiu hoje aqui.

Em uma mensagem ontem à noite em sua conta da X, antes Twitter, em nome da República Bolivariana, o Chefe de Estado expressou “nossa solidariedade” ao povo e ao Governo do Equador nesta luta contra o flagelo do crime organizado.

Confio na pronta restauração da ordem e na ação oportuna da justiça contra os autores intelectuais e materiais destes “atos terroristas inaceitáveis”, indicou.

Na véspera, grupos armados tomaram conta de um canal de televisão em Guayaquil, a universidade e geraram terror nas ruas, o que levou o presidente equatoriano, Daniel Noboa, a declarar conflito armado interno por meio de um decreto e a classificar vários grupos do crime organizado como terroristas.

Também ordenou a intervenção direta das Forças Armadas que passaram a patrulhar as ruas.

Os atos violentos ocorreram em plena situação de emergência decretada na segunda-feira pelo governante, que incluía o toque de recolher obrigatório das 23h às 05h (horário local).

Em Guayaquil, foram registradas pelo menos oito mortes e dois feridos em ataques armados, segundo o prefeito da cidade, Aquiles Álvarez.

No final do ano passado, o Equador foi avaliado como o país mais violento da América Latina, com mais de 7.800 mortes violentas, um número descrito como inédito e que contrasta com a diminuição dos crimes até 2017.

mem/jcd/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES