19 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Índia esclarece desligamento da aliança multilateral no Mar Vermelho

Randhir-Jaiswal-1-768x576

Índia esclarece desligamento da aliança multilateral no Mar Vermelho

Nova Delhi, 5 jan (Prensa Latina) A Índia não pertence a nenhuma coalizão multilateral implantada no Mar Vermelho, embora esteja comprometida com a livre navegação e comércio na região, afirmaram fontes diplomáticas hoje .

No entanto, a nação do sul da Ásia está a acompanhar de perto os recentes desenvolvimentos nessa área, enfatizou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano, Randhir Jaiswal.

O diplomata especificou que se trata de uma situação em evolução e que todos os aspectos deste panorama estão a ser analisados.

As nossas forças de defesa, incluindo navios da Marinha Indiana, estão a patrulhar a área e estamos a monitorizar de perto a situação, garantindo a segurança dos nossos navios que necessitam de proteção, confirmou.

Recentemente, a Marinha Indiana aumentou os seus níveis de força no Mar da Arábia Central e do Norte para proteger o comércio na área, de acordo com um comunicado do seu Ministério da Defesa.

Nas últimas semanas, registou-se um aumento de incidentes de segurança marítima em navios mercantes que transitam por rotas marítimas internacionais no Mar Vermelho, no Golfo de Aden e no centro e norte do Mar da Arábia, explicou a entidade militar.

Ele lembrou a pirataria do navio MV Ruen, com bandeira de Malta, a aproximadamente 700 milhas náuticas da costa indiana, e o recente ataque de drones ao MV Chem Pluto, a aproximadamente 220 milhas náuticas a sudoeste de Porbandar, Gujarat.

Por outro lado, as milícias Houthi iemenitas atacam navios aliados de Israel que transitam pelo Mar Vermelho, exigindo um cessar-fogo imediato do governo de Tel Aviv contra os palestinos nos territórios ocupados, principalmente na Faixa de Gaza.

Após o início destas ações, os Estados Unidos coordenaram uma aliança para supostamente enfrentar os desafios de segurança no Mar Vermelho e no Golfo de Aden, juntamente com o Reino Unido, Bahrein, Canadá, França, Itália, Países Baixos, Noruega e Ilhas Seicheles e Espanha.

A este respeito, o porta-voz do movimento de resistência Ansar Allah do Iémen, Muhammad Abdul Salam, denunciou que esta formação não visa garantir a segurança das rotas marítimas internacionais, mas sim surgiu do desejo norte-americano de preservar Israel e permitir-lhe continuar com os seus massacres contra o povo palestino.

jha/lrd/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES