2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China promove unidade contra tendência de confronto em bloco

China promove unidade contra tendência de confronto em bloco

Beijing, 3 jan (Prensa Latina) A China apelou hoje à unidade da comunidade internacional para enfrentar a crise atual e criar juntos um futuro melhor, a propósito de relatórios sobre o confronto de blocos.

«O que o mundo mais precisa é de unidade e o que deve ser evitado é a divisão. Quer se trate de uma guerra comercial ou tecnológica, ou de dissociação e gestão de riscos, em essência, os problemas económicos e comerciais são politizados, transformados em ferramentas e militarizados”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Wang Wenbin.

O porta-voz respondeu desta forma a um relatório recente do Fundo Monetário Internacional que prevê uma economia mundial dividida em linhas geopolíticas com países inclinados para diferentes grupos liderados pelos Estados Unidos e pela China.

Wang disse que o mundo não pode regredir a um estado de isolamento mútuo e não deve ser “dividido artificialmente”.

“Qualquer prática que leve ao confronto, qualquer abordagem de confronto em bloco e qualquer atitude arrogante de auto exaltação não levará a bons resultados”, enfatizou.

Segundo o porta-voz, o objetivo de politizar as questões económicas e criar divisões é impedir o desenvolvimento e o progresso dos vastos mercados emergentes.

“Isto não é ético nem sustentável e, no final, afetará os interesses gerais da comunidade internacional e nenhum país ficará isento”, acrescentou.

Wang reiterou a vontade da China de trabalhar com todas as partes para promover a globalização económica inclusiva e equitativa e opor-se resolutamente à antiglobalização e à excessiva titularização.

Ele também enfatizou a oposição de Beijing a todas as formas de unilateralismo e protecionismo, bem como a sua defesa de direitos, oportunidades e regras iguais para todas as nações.

No âmbito da sua política externa, o gigante asiático insistiu em diversas ocasiões na necessidade de coexistência pacífica, respeito, não interferência nos assuntos internos e cooperação mutuamente benéfica para criar uma comunidade com um futuro partilhado.

oda/idm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES