29 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Papa Francisco pede para respeitar, cuidar e valorizar as mulheres

papa-1-ene

Papa Francisco pede para respeitar, cuidar e valorizar as mulheres

Cidade do Vaticano, 1 jan (Prensa Latina) Na missa dedicada hoje à Virgem Maria, e por ocasião do LVII Dia Mundial da Paz, o Papa Francisco destacou a importância das mães e das mulheres no enfrentamento do ódio e da violência.

Na homilia proferida durante aquele evento, que começou esta segunda-feira às 10h00 locais, o Santo Padre expressou aos quase sete mil fiéis reunidos na Basílica de São Pedro que “toda sociedade precisa acolher o dom da mulher, de cada mulher : respeite-a, cuide dela, valorize-a.”

“O mundo precisa de olhar para as mães e para as mulheres para encontrar a paz, para escapar às espirais de violência e de ódio, e para voltar a ter visões humanas”, afirmou o Sumo Pontífice, acrescentando que o nosso tempo, desprovido de paz, precisa das mães. que cuidam dos filhos, os aproximam e os consolam, ouvem as suas tristezas e enxugam as suas lágrimas.

Em relação ao Dia Mundial da Paz da Igreja, dedicado neste dia 1º de janeiro ao desafio que o avanço da Inteligência Artificial representa para a humanidade, Francisco referiu-se a ele em sua mensagem, publicada desde meados de dezembro passado, às promessas e desafios associados com esse desenvolvimento tecnológico.

“No contexto ideológico de um paradigma tecnocrata, animado por uma presunção prometeica de auto-suficiência, as desigualdades poderão crescer desproporcionalmente, e o conhecimento e a riqueza acumular-se-ão nas mãos de poucos, com sérios riscos para as sociedades democráticas e a coexistência pacífica”, ele avisou.

O Papa referiu-se à ameaça que representa para a paz o desenvolvimento dos chamados sistemas de armas letais autónomos, incluindo o uso bélico da Inteligência Artificial, que deveria estar ao serviço de um melhor potencial humano e das nossas mais elevadas aspirações, e não em competição com eles.

Na sua reflexão sobre este tema, discutiu as implicações no local de trabalho, com a possível substituição do homem pelas máquinas, bem como na administração da justiça, uma vez que “quando os algoritmos extrapolam a informação, correm sempre o risco de a distorcer”.

“Os desenvolvimentos tecnológicos que não levam à melhoria da qualidade de vida de toda a humanidade, mas, pelo contrário, agravam as desigualdades e os conflitos, não podem ser considerados verdadeiros progressos”, afirmou.

Depois de terminar a missa, ao meio-dia, o Papa Francisco olhou pela janela do escritório do Palácio Apostólico Vaticano para recitar o Angelus perante os fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.

Nas suas palavras após aquela oração, o Papa referiu-se aos conflitos que ocorrem no mundo, em particular ao que ocorre na Ucrânia e à guerra entre Israel e a Palestina, onde mais de 22 mil pessoas já morreram na Faixa de Gaza. dos atentados de Tel Aviv e pediu mais uma vez que “rezemos pela paz”.

mem/ort/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES