29 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Sérvia acusa serviços secretos ocidentais de organizar protestos

Vojislav-Seselj-768x511

Sérvia acusa serviços secretos ocidentais de organizar protestos

Belgrado, 28 dez (Prensa Latina) Os serviços de inteligência ocidentais, principalmente os alemães, estão por trás dos protestos da oposição na Sérvia, disse hoje o líder do partido Radical Sérvio, Vojislav Seselj.

Segundo ele, o Serviço Federal de Inteligência Alemão desempenha um papel importante desta vez, mas os americanos, britânicos e franceses também estão envolvidos.

O político observou que as autoridades sérvias tiveram que usar a força, mas, na sua opinião, Belgrado hesitou muito com esta decisão, porque antes as autoridades permitiam que pessoas irresponsáveis bloqueassem pontes e estradas.

Segundo ele, era preciso parar com isso a tempo, pois você pode protestar o quanto quiser no centro da cidade, mas não pode colocar em risco importantes nos transportes, neste caso o uso da força se justifica.

Na sua opinião, o Ocidente está a testar o presidente sérvio Aleksandar Vucic, medindo-lhe o pulso antes de tomar novas medidas.

Pode haver violência nas ruas novamente no sábado, já que as forças ocidentais querem simplesmente forçar Vucic a desistir de Kosovo e Metohija, recusar-se a apoiar a Republika Srpska na Bósnia e Herzegovina e impor sanções à Rússia, acrescentou.

Após as eleições parlamentares e municipais realizadas na Sérvia em 17 de dezembro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão declarou que ocorreu abuso de recursos estatais, intimidação e suborno de eleitores durante a votação.

No domingo passado, representantes da oposição, que não concordaram com os resultados das eleições realizadas no país, cercaram o edifício da assembleia municipal, tentaram arrombar portas e partiram janelas.

Depois tentaram avançar, mas a gendarmaria os impediu e as forças de segurança usaram gás lacrimogéneo contra os manifestantes.

O líder sérvio convocou uma reunião urgente do Conselho de Segurança Nacional e, no seu discurso aos cidadãos, afirmou que estes protestos são uma tentativa de privar o país da sua independência e soberania.

Vucic agradeceu também aos serviços de inteligência dos países parceiros, que, segundo ele, alertaram as autoridades republicanas sobre as ações iminentes.

mem/amp / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES