11 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bancos chilenos fazem saldo negativo da economia nacional

Bancos chilenos fazem saldo negativo da economia nacional

Santiago do Chile, 27 dez (Prensa Latina) A economia do Chile permanece estagnada há uma década e atualmente seu crescimento é o mais baixo da região, afirmou hoje a Associação de Bancos e Instituições Financeiras (Abif).

Ao final da ditadura militar, em 1990, o Chile crescia duas vezes mais que o resto do mundo, mas nos últimos tempos essa tendência se inverteu, disse José Manuel Mena, presidente da entidade.

O dirigente da Abif lembrou que no recente Relatório de Política Monetária o Banco Central estimou que no final de 2023 o Produto Interno Bruto será zero e a projeção para o próximo ano é de 1,25 a 2,25 pontos, entre os máximos abaixo da área.

Apesar de tudo, Mena destacou que o país não tem problemas de liquidez, as poupanças dos investidores estão no Chile, mas a pobreza e a insegurança aumentaram.

Referiu-se também às dificuldades da gestão política em alcançar acordos e soluções no curto prazo.

É preciso investir, gerar empregos e garantir segurança para aspirar a ser novamente um país com grandes possibilidades, afirmou.

Relativamente à situação na esfera bancária, explicou que existe um ciclo de crédito negativo, mas a poupança é relativamente estável, particularmente a poupança de longo prazo.

Os empréstimos hipotecários já não podem durar 30 anos como eram até recentemente, observou, entre outras razões porque as taxas de juro são as mesmas desde 2000, mas as casas hoje custam três vezes mais em termos relativos para um salário médio.

mem/car/eam/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES