1 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Empresa de energia boliviana comemora aniversário com sucesso

Bolivia, YPFB, logros

Empresa de energia boliviana comemora aniversário com sucesso

La Paz, 21 dez (Prensa Latina) A estatal Yacimientos Petrolófilos Fiscales Bolivianos (YPFB) celebrará hoje o 87º aniversário de sua fundação com uma cerimônia formal no auditório de seu prédio corporativo, confirmaram fontes dessa instituição à Prensa Latina.

Esta comemoração ocorre 48 horas após a notícia da descoberta de 230 bilhões de pés cúbicos de gás (BCF) no poço Churumas-X2, localizado em Tariquía, Tarija, anunciada por aquela corporação.

“O sucesso do teste de produção neste poço (…) exige que a YPFB Chaco solicite às autoridades competentes a Declaração de Comercialidade do campo Churumas e prepare um Plano de Desenvolvimento”, disse o presidente da YPFB, Armin Dorgathen, em nota entregue à Prensa Latina por essa empresa.

Este planeamento contemplaria ações como a intervenção do poço CHU-X2 para aumentar o intervalo produtivo, a perfuração de pelo menos dois poços delimitadores do campo e a construção de infraestruturas de produção e processamento de gás, foi informado.

O dirigente empresarial acrescentou que estas atividades permitirão o desenvolvimento dos hidrocarbonetos descobertos neste campo.

O poço CHU-X2 está localizado na área de uso moderado da Reserva Nacional de Flora e Fauna de Tariquía, na província de Arce, em Tariquía, e faz parte do Plano de Reativação a montante (PRU, avaliação geológica de reservas, extração e entrega final).

Segundo a fonte, o projeto dispõe das licenças ambientais necessárias, cumpre a regulamentação em vigor e as medidas de prevenção e mitigação, aprovadas na Licença Ambiental.

Ele acrescenta que foram investidos 6,18 milhões de dólares no prospecto exploratório.

Em 21 de dezembro de 1936, o Governo de David Toro, assessorado pelo Tenente Coronel Germán Busch e pelo engenheiro Dionisio Foianini, entre outros, criou o YPFB.

A American Standard Oil Company foi quem descobriu petróleo em Bermejo (1924), Sanandita (1926), Camiri (1927) e Camatindi (1931), mas sem gerar riqueza para o país.

Foi acusado de fraudar o Estado e de contrabandear “ouro negro” para Argentina e Paraguai, enquanto na Guerra do Chaco (1932-35) recusou-se a fornecer esse combustível às Forças Armadas Bolivianas.

Em 1935, o presidente José Luís Tejada processou a empresa por fraude e contrabando e, em 13 de março de 1937, o governo Toro assinou a primeira nacionalização e confisco de bens da Standard Oil.

Finalmente, uma terceira nacionalização ocorreu após a vitória eleitoral de Evo Morales e do Movimento ao Socialismo em 2005, e desde então a YPFB controla a exploração, aproveitamento, transporte, refinação, armazenamento e comercialização de gás natural, petróleo e seus derivados nos mercados interno e externo.

jf/jpm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES