28 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Biden, caminho ao impeachment?

Biden, caminho ao impeachment?

Washington, 14 dez (Prensa Latina) Os republicanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos formalizaram a investigação de impeachment do presidente Joe Biden, embora até hoje ainda não tenham provas que o incriminam por suposto tráfico de influência.

A votação ocorrida na véspera levantou a bandeira aos conservadores da Câmara, que até agora não tiveram apoio suficiente para legitimar a sua investigação.

Na realidade, os republicanos nunca esconderam a sua intenção de impeachment de Biden se assumissem o controle da Câmara e as eleições intercalares de Novembro de 2022 deram-lhes essa possibilidade.

“Em vez de fazerem qualquer coisa para ajudar a melhorar a vida dos estadunidenses, estão concentrados em atacar-me com mentiras”, disse o presidente num comunicado após a votação, que obteve 221 votos (todos republicanos) a favor e 212 contra (democratas).

Por seu lado, o presidente do Caucus Democrata daquele órgão legislativo, Pete Aguilar, e o seu vice-presidente, Ted Lieu, recordaram que a congressista Marjorie Taylor Green apresentou artigos de impeachment contra Biden no dia seguinte à posse (em janeiro de 2021).

Ambos observaram em sua declaração que esta votação “é o culminar da agenda de um ano dos extremistas republicanos MAGA (Make America Great Again) para exercer vingança política em nome de Donald Trump”.

“É dolorosamente óbvio que eles estão tentando prejudicar politicamente o presidente Biden para ajudar o presidente Trump a ser reeleito”, enfatizaram.

Hunter Biden fez uma forte defesa de seu pai na manhã de quarta-feira em áreas do complexo do Capitólio, horas antes da votação.

“Não há provas que sustentem as acusações de que o meu pai estava envolvido financeiramente no meu negócio, porque isso não aconteceu”, sublinhou.

Embora Jamie Raskin, membro graduado do Comitê de Supervisão da Câmara, tenha deixado claro que todas as evidências demonstram, além de qualquer dúvida razoável, “que o presidente Joe Biden não é culpado de qualquer crime passível de impeachment que possamos determinar”.

Para alguns observadores, a tentativa de impeachment contra o presidente poderá revelar-se uma perigosa distração para os republicanos no meio do ciclo eleitoral, mas também uma arma midiática contra o atual ocupante da Sala Oval.

Biden só seria destituído do cargo – se forem encontradas provas e o processo passar pela Câmara dos Representantes – se, ao chegar ao Senado, dois terços votassem a favor, um cenário impensável porque os democratas aí têm maioria.

De qualquer forma, este filme está apenas começando a ser rodado. Atenção, pode haver linguagem adulta.

jf/dfm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES