18 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pavilhão de Cuba na COP28 concluído com novas experiências

Pavilhão de Cuba na COP28 concluído com novas experiências

Dubai, 11 dez (Prensa Latina) O Pavilhão de Cuba na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) concluiu suas atividades com a apresentação da experiência do projeto IRES, Resiliência Climática em Sistemas Agrícolas.

O espaço da ilha caribenha também anunciou neste domingo a iniciativa BioCubaCafé para o cultivo e produção de café orgânico, num dia que pela primeira vez na COP foi dedicado à agricultura e à alimentação.

Os resultados dos primeiros três anos do projeto IRES foram apresentados pelo seu diretor Wilfredo Arregui, entre os quais se destaca a transformação de mais de quatro mil 500 hectares, que com a implementação de novos conhecimentos e a utilização de insumos e equipamentos são convertidos em sistemas agroflorestais e silvipastoris inovadores.

O projeto IRES Resiliência climática nos sistemas agrícolas cubanos, com o lema Semeando o futuro, é a primeira iniciativa do gênero no país, implementada pelo Ministério da Agricultura e a quarta desenhada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura na América Latina. e Caribe, financiado pelo Fundo Verde para o Clima.

Segundo os seus representantes, a iniciativa prevê aumentar a resiliência climática de habitações e comunidades rurais vulneráveis, através da reabilitação de paisagens agroflorestais em sete municípios selecionados em Cuba.

O objetivo geral do IRES é aumentar a resiliência da produção agrícola às alterações climáticas e garantir a segurança alimentar, melhorando os serviços ecossistémicos através de sistemas agroflorestais.

Entre os seus avanços estão o fortalecimento das capacidades institucionais e dos agricultores, incluindo a criação e fortalecimento de 17 fazendas escolares que darão início à promoção de boas práticas aos mais de 51 mil beneficiários diretos do projeto.

Uma extensa dissertação sobre a BioCubaCafe, empresa agroflorestal conjunta estabelecida entre a Fundação Lavazza da Itália e Cubacafé, dedicada ao processamento e comercialização de café orgânico colhido no leste de Cuba, foi proferida pelo presidente da Agência de Intercâmbio Cultural e Econômico com Cuba, Michele Curto.

Curto referiu-se ao programa de reflorestação implementado por Cuba nas últimas seis décadas que permitiu o aumento da cobertura florestal e destacou que, ao contrário de outros países, a produção de café na ilha ocorre sob a floresta, o que, juntamente com as capacidades dos esforços científicos realizados possível alcançar o café orgânico, uma contribuição para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Produzido em 22 municípios das províncias de Granma, Santiago de Cuba e Guantánamo, este produto é obtido a partir de uma mistura de café fermentado Arábica e Robusta, depois de debulhado por mulheres, para quem esta iniciativa se tornou uma fonte de emprego.

jf/crc/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES