12 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula anunciou programa de apoio a brasileiros em situação de rua

Lula anunciou programa de apoio a brasileiros em situação de rua

Brasília, 11 dez (Prensa Latina) O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou hoje um programa de quase um bilhão de reais (200 milhões de dólares), com políticas públicas para ajudar a população em situação de rua.

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, o Plano Ruas Visíveis prevê um investimento inicial de 982 milhões de reais (cerca de R$ 197 milhões) para iniciativas que visem reduzir o número de pessoas nas ruas.

Além de estimular a habitação, o pacote reúne sete eixos de diferentes áreas com o objetivo de fazer com que as pessoas “saiam da situação atual”.

Durante o evento realizado no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, destacou que, além da moradia, os cidadãos imersos nesse cenário têm à disposição serviços de saúde, educação, entre outros.

“O plano traça o caminho que vai conectar as pessoas em situação de rua às políticas sociais de uma forma geral”, disse.

Após receber moradores de rua, Lula comentou que príncipes, rainhas, presidentes e empresários passaram por esse palácio, mas ele raramente foi aberto para a participação das pessoas mais sofridas, que ‘não têm nem onde dormir’.

Ele atribuiu essa realidade a um Estado que não se dedicou a cuidar dos mais pobres.

O ex-sindicalista também regulamentou a chamada Lei Padre Júlio Lancellotti, na presença do religioso, que proíbe o uso de arquitetura hostil em espaços abertos de uso público.

“Não se pode deixar que o que fizemos aqui hoje não se cumpra”, disse o fundador do PT.

Segundo o governo, trata-se de uma iniciativa com sete eixos e a interseção de 11 ministérios.

O objetivo é que haja integração entre essas propostas e outros programas apresentados, como o Bolsa Família e o Mi Casa, o Mi Vida.

Também foi assinado o estabelecimento de um grupo de trabalho para avaliar e propor metodologias de produção de informações sobre a população em situação de rua e uma portaria para instituir um novo programa habitacional.

“Lutamos muito para eleger o senhor, presidente, para que você, voltando ao Palácio do Planalto, os pobres, os moradores de rua, as mulheres, os LGBTs, os indígenas, as religiões de matriz africana, os sem religião, os que lutam pela dignidade humana, pudesse voltar a este palácio”, disse padre Júlio.

O Brasil registrou um total de 236,4 mil pessoas em 2022 que não tinham onde morar, das quais quatro por cento eram estrangeiras, segundo relatório do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, divulgado em setembro.

Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Campinas e Florianópolis respondem por quase metade (48%) da população em situação de rua do país.

ro/ocs/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES