3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba celebra Dia dos Direitos Humanos com avanços concretos

Cuba celebra Dia dos Direitos Humanos com avanços concretos

Havana, 10 dez (Prensa Latina) Cuba celebra hoje o Dia Internacional dos Direitos Humanos (DH) com avanços concretos na promoção e proteção dos direitos humanos para todos os seus cidadãos, apesar dos desafios do bloqueio imposto pelos Estados Unidos.

75 anos depois da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o país fortalece o seu quadro jurídico e garante o pleno exercício destes princípios essenciais.

Segundo a vice-ministra das Relações Exteriores, Anayansi Rodríguez, o documento das Nações Unidas que inclui os direitos humanos, considerados básicos para qualquer sociedade, tem um significado especial em Cuba.

Em declarações à imprensa, lembrou que Cuba endossa na sua Constituição a busca de maior justiça social para todos e identifica a dignidade humana como direito fundamental e premissa na construção do seu sistema socialista.

Esta – observou – é a garantia do usufruto de toda a prosperidade e justiça social que uma sociedade pode assegurar do ponto de vista institucional, mas também se expressa na prática, na materialização de todos estes direitos.

Não só a defesa dos direitos políticos e civis, mas também dos direitos econômicos, sociais e culturais vistos na sua universalidade e integralidade, incluindo o direito ao desenvolvimento, à paz, à vida, que são contínua e flagrantemente negados às outras nações.

Rodríguez afirmou que a eleição de Cuba este ano para integrar o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, pela sexta vez, está em linha com o desempenho do país caribenho nesta matéria.

Temos desafios como todas as nações que aspiram a uma maior justiça social, mas este é um reconhecimento do que Cuba fez não só para garantir a promoção e protecção dos direitos humanos dos seus cidadãos, mas também para o mundo, pela sua solidariedade.

Salientou também que a maior ilha das Antilhas tem sido membro quase permanente do Conselho de Direitos Humanos e também foi membro da antiga Comissão de Direitos Humanos, devido ao papel que desempenha no cenário global.

As suas contribuições para o organismo, através de iniciativas relacionadas com o direito à paz, a solidariedade para a materialização dos direitos humanos, a alimentação e o desenvolvimento no âmbito do Movimento dos Não-Alinhados, são apreciadas pela comunidade internacional, disse o responsável.

Em meio a um cenário econômico complexo e ao reforço sem precedentes do bloqueio econômico, comercial e financeiro no âmbito da guerra de quinta geração que lhe foi imposta pelos Estados Unidos, Cuba avança no fortalecimento do seu quadro jurídico e institucional, depois da proclamação da Constituição em 2019.

Da mesma forma, a nação caribenha tem uma longa história de cooperação com todos os mecanismos de direitos humanos aplicados de forma universal e não discriminatória.

npg/evm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES