1 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Prevêem um crescimento considerável da energia nuclear até 2050

Prevêem um crescimento considerável da energia nuclear até 2050

Londres, 8 dez (Prensa Latina) A Associação Nuclear Mundial considerou hoje que a energia nuclear poderia passar de 10% das necessidades atuais de eletricidade do mundo para quase um terço em 25 anos.

Estas previsões respondem ao facto de 20 países terem assinado na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, COP28, que decorre no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o compromisso de triplicar a sua capacidade energética nuclear até 2050.

A decisão, tomada principalmente por países da Europa e da América do Norte, reconhece que o mundo não alcançará a meta de emissões líquidas zero sem construir mais centrais nucleares, razão pela qual a Associação Nuclear descreveu a determinação como muito significativa.

No âmbito do compromisso, os países adotarão diversas medidas, incluindo o prolongamento da vida útil dos reatores nucleares existentes até 80 anos, além de fabricar reatores modulares avançados de grande e pequeno porte.

Segundo especialistas, triplicar a capacidade nuclear não é uma tarefa fácil, o que exigirá que os governos acelerem a aprovação de novas centrais, bem como enormes compromissos financeiros, razão pela qual muitos analistas especializados em energia nuclear estão cépticos quanto à viabilidade do plano.

Para outros especialistas, o papel desta fonte de energia é vital, como reserva de energias renováveis, como a eólica e a solar, quando estas não estão disponíveis.

No ano passado, a União Europeia classificou a energia nuclear como verde e limpa, o que constituiu um grande impulso para a renovação do sector, apesar da falta de um local permanente para o armazenamento seguro de resíduos radioactivos.

Nuclear for Climate, uma iniciativa popular de mais de 150 associações criadas para promover a participação da energia nuclear na transição ecológica, considera-a uma das fontes de energia mais seguras, e é cada vez mais.

lam/crc/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES