1 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Instituto Cubano de Amizade com os Povos conclui visita ao Chile

Instituto Cubano de Amizade com os Povos conclui visita ao Chile

Santiago do Chile, 8 dez (Prensa Latina) Uma delegação do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) concluiu hoje sua visita ao Chile, onde percorreu locais históricos e se reuniu com o movimento de solidariedade e organizações sociais e políticas.

Foi uma visita muito frutífera, tivemos muitas reuniões e em todas elas prevaleceu o compromisso e a vontade de aumentar as ações de apoio e acompanhamento à Revolução Cubana, disse à Prensa Latina a primeira vice-presidente do ICAP, Noemí Rabaza.

A delegação, também integrada por Lily Zamora, diretora da América Latina e Caribe, também se reuniu com a liderança do Partido Comunista do Chile, a Convenção Interparlamentar de Cuba; bem como com graduados da Escola Latino-Americana de Medicina, sindicalistas, intelectuais e artistas, informou Rabaza.

Carlos Lagos, presidente da Coordenadora de Solidariedade com Cuba, expressou o compromisso do movimento em continuar a luta contra o bloqueio criminoso imposto há mais de 60 anos pelas diferentes administrações dos EUA contra a nação caribenha.

Também reforçarão as ações para conseguir a exclusão de Cuba da lista espúria de supostos promotores do terrorismo.

“É insolente que os Estados Unidos incluam Cuba nessa lista, um dos países que mais esforços tem feito para levar a paz a todos os povos, não só na América, mas no mundo”, disse Lagos.

Lily Zamora destacou o compromisso do movimento em continuar articulando e contribuindo mais com a Rede Continental Latino-Americana e Caribenha de Solidariedade com Cuba.

Na cerimónia de encerramento da visita, a embaixadora de Cuba no Chile, Mercedes Vicente, referiu-se aos laços entre os dois povos e recordou a amizade que existia entre o presidente Salvador Allende e o líder histórico da Revolução, Fidel Castro.

A diplomata agradeceu ao movimento pelo apoio ao seu país, pela ajuda no combate à pandemia da Covid-19 e aos atletas durante os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos.

Rosario Rodríguez, primeira secretária da embaixada de Cuba no Chile, e outros membros da legação diplomática também participaram do evento, realizado no Instituto de Ciências Alejandro Lipschutz.

Pedro Bronzic, do movimento solidário, destacou a ampla participação de organizações e grupos nestas atividades, o que lhes permitirá chegar em melhores condições ao Encontro Nacional do próximo ano em Valdivia.

A delegação do ICAP fez um tour pela América do Sul, que também incluiu Argentina e Uruguai, e iniciou sua visita ao Chile na segunda-feira com uma homenagem a Allende, em frente ao monumento erguido na Plaza de la Constitución.

Ao final do programa, realizou um encontro com organizações de direitos humanos no Parque da Paz Villa Grimaldi, local que funcionou como centro de repressão e tortura durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

lam/car/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES